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Prova Resolvida 2019 Agente Fiscal Campinas – Raciocínio Lógico

Regis Cortês 30 de setembro de 2019 às 20:43
Tempo de leitura
9 min
Prova Resolvida 2019 Agente Fiscal Campinas
Prova Resolvida 2019 Agente Fiscal Campinas

Veja aqui a prova resolvida 2019 Agente Fiscal Campinas,realizada nesse mês de outubro pela VUNESP

Prova Resolvida 2019 Agente Fiscal Campinas

07. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)

Escolhe-se um número inteiro que será chamado de X. Soma-se 32 a X e obtém-se Y. Multiplica-se Y por 10 e obtém-se Z. Divide-se Z por 2 e obtém-se W. Subtrai-se 160 de W e obtém-se R. Para, a partir de R, realizar-se uma única operação e obter-se o valor de X, é necessário

(A) dividir R por 8.

(B) multiplicar R por 0,4.

(C) multiplicar R por 7.

(D) dividir R por 5.

(E) somar 235 a R.

Resposta D

Vamos seguir o texto e aplicar a formação das estruturas algébricas:

Somando-se 32 ao valor de X teremos como resultado Y, logo

32 + x =y

Agora vamos multiplicar y pelo número 10 resultando em z

y.10 = z , como y = 32 + x vamos substituir:

(32 + x).10 = z

Quando dividimos z por 2 obteremos o valor w

z/2 = w , logo

(32 + x).10/2 = w

(32 + x).5 = w

agora precisamos subtrair ou retirar o valor 160 de w para obter R

w – 160 = R

(32 + x).5 – 160 = R

160 + 5x -160 = R

R = 5x

Prova Resolvida 2019 Agente Fiscal Campinas

08. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)

Os varredores de rua de um município varrem uma mesma rua a cada 5 dias. O caminhão que recolhe o lixo comum percorre cada rua a cada 3 dias. Já o caminhão que recolhe o lixo a ser reciclado faz essa coleta a cada x dias. No dia 31 de março, esses três serviços foram realizados na avenida A. Esse fato só foi acontecer novamente no dia 15 de maio seguinte. Se a frequência do caminhão que recolhe o lixo a ser reciclado é inferior a 30 dias, é correto afirmar que x representa um período de

(A) 7 dias.

(B) 8 dias.

(C) 9 dias.

(D) 5 dias.

(E) 6 dias.

Resposta  C

Temos aqui uma questão clássica de MMC, pois no enunciado está claro que queremos um acontecimento simultâneo de 3 eventos.

Evento 1: Os varredores de rua de um município varrem uma mesma rua a cada 5 dias.

Evento 2: O caminhão que recolhe o lixo comum percorre cada rua a cada 3 dias.

Evento 3: Já o caminhão que recolhe o lixo a ser reciclado faz essa coleta a cada x dias.

No dia 31 de março, os 3 eventos aconteceram ao mesmo tempo e isso se repetiu no dia 15 de maio, ou seja 45 dias depois!

Então temos aqui que o MMC entre (5, 3, x) é igual a  45!

Nesse caso temos apenas duas situações possíveis para o valor de x!

  1. x = 9                                                                       2. x = 45

5 – 3 – 9 | 3                                                                  5 – 3 – 45 | 3

5 – 1 – 3 | 3                                                                   5 – 1 – 15 | 3

5 – 1 – 1 | 5                                                                    5 – 1 – 5 | 5

1 – 1 – 1 |  MMC: 3.3.5 = 45                                        1 – 1 – 1 |  MMC: 3.3.5 = 45

Porém a coleta do camião a ser reciclado deverá ocorrer antes de 30 dias, o que anula o valor 45.

Logo o valor de x = 9

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09. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)

A praça de uma cidade foi construída a partir de três terrenos, cada um deles com a forma de um triângulo retângulo, conforme a figura a seguir, com as respectivas medidas.

09. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)O perímetro dessa praça é igual a

(A) 96 m.

(B) 84 m.

(C) 79 m.

(D) 93 m.

(E) 108 m.

Resposta B

Para calcular o perímetro precisamos encontrar:

O cateto do triângulo P, a hipotenusa do triângulo G e o cateto de M!

prova resolvida 2019 agente fiscal tributário campinas

  1. 52 = 32 + x2                 x = 4 
  2. y2 = 202 + 152                     y2 = 400 + 225          y2 = 625            y = 25
  3. 152 = 92 + z2                       152 = 92 + z2                 225 = 81 + z2      z = 12

Agora vamos calcular todo perímetro da figura, mas observe que uma parte de y não será somada nesse cálculo.

Perímetro = 3 + 5 + 4 + 20 + 15 + (25 – 12) + 15 + 9 = 84

Perímetro = 84

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10. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)

Em tempos de bicicletas e patinetes elétricos, uma pessoa gasta 18 minutos para ir de sua casa até o centro da cidade utilizando como meio de locomoção uma bicicleta, percorrendo, em média, 300 metros a cada minuto. Utilizando como meio de locomoção um patinete elétrico, essa mesma pessoa percorre, em média, 360 metros a cada minuto. Desse modo, o mesmo percurso, realizado com o patinete, deverá durar

(A) 6 minutos.

(B) 12 minutos.

(C) 9 minutos.

(D) 10 minutos.

(E) 15 minutos.

Resposta E

Se a pessoa gasta em média  1 min para fazer  300 m em 18 min levará 300 x 18 = 5400 m

Para você entender melhor, podemos resolver por “regra de 3”, lembrando que distância percorrida e tempo são grandezas diretamente proporcionais.

1 min ———- 300 m

18 min  ——– x               x = 18 x 300  = 5400 m

Para encontrar o tempo usando o patinete usamos novamente a regra de 3:

360 m ——– 1 min

5400 m ——— x                        x = 5400.1/360 = 15 min

11. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)

Do ponto de vista lógico, dizer “Se eu trabalho com empenho, então os resultados serão melhores.” é o mesmo que dizer:

(A) “Se os resultados serão melhores, então eu trabalho com empenho.”

(B) “Os resultados não serão melhores, e eu não trabalho com empenho.”

(C) “Eu não trabalho com empenho ou os resultados serão melhores.”

(D) “Eu trabalho com empenho, e os resultados serão melhores.”

(E) “Se eu não trabalho com empenho, então os resultados não serão melhores.”

Resposta C

Temo aqui uma questão de equivalência lógica. Para resolver precisamos conhecer os dois casos de equivalência para a condicional

(  “Se p, então q” ) .

p → q

As proposições “Se p, então q” e “Se ~q, então ~p” são equivalentes.  É só voltar negando!

Ou seja        p → q  ⇔ ~q → ~p

As proposições “Se p, então q”  e  “~p ou q” são equivalentes.

Ou seja        p → q  ⇔ ~p V q

Vamos agora aplicar a equivalência da condicional “Se eu trabalho com empenho, então os resultados serão melhores.”

1)  p → q  ⇔ ~q → ~p

Se os resultados não serão melhores, então eu não trabalho com empenho.

2)   p → q  ⇔ ~p V q

Eu não trabalho com empenho ou os resultados serão melhores.

Na alternativa C temos (correta) pela equivalência 2:

(C) “Eu não trabalho com empenho ou os resultados serão melhores.”

Prova Resolvida 2019 Agente Fiscal Campinas

12. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)

Na sequência: 111, 112, 113, 122, 123, 124, 133, 134, 135, 144, . . ., a diferença entre o 20º termo e o 11o termo é superada pela diferença entre o 17º termo e o 5º termo em

(A) 11 unidades.

(B) 9 unidades.

(C) 7 unidades.

(D) 8 unidades.

(E) 10 unidades.

Resposta A

Observe que a sequência: 111, 112, 113, 122, 123, 124, 133, 134, 135, 144, . .  se repete de números consecutivos de 3 em 3 e sobe 9 unidades, gerando algarismos semelhantes. Logo a sequencia inteira de 20 termos é:

(111, 112, 113, 122, 123, 124, 133, 134, 135, 144, 145, 146, 155, 156, 157, 166, 167, 168, 177, 178)

20º termo = 178

11º termo = 145

A diferença entre o 20º termo e o 11o termo = 178 – 145 = 33

17º termo = 167

5º termo = 123

A diferença entre o 17º termo e o 5º termo = 167 – 123 = 44

Logo a diferença entre o 20º termo e o 11o termo é superada pela diferença entre o 17º termo e o 5º termo em 44 -33 = 11 unidades

Prova Resolvida 2019 Agente Fiscal Campinas

13. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)

Uma afirmação que corresponda à negação lógica de “Se o combustível acabar, então o veículo não consegue subir a ladeira.” é:

(A) “O combustível não acaba, e o veículo consegue subir a ladeira.”

(B) “O veículo consegue subir a ladeira ou o combustível acaba.”

(C) “Se o combustível não acaba, então o veículo consegue subir a ladeira.”

(D) “O combustível acaba, e o veículo consegue subir a ladeira.”

(E) “Se o veículo consegue subir a ladeira, então o combustível não acaba.”

Resposta D

Negação da operação da condicional (ou implicação).

~ (p → q) <=> p^ ~q

Para negarmos uma proposição condicional, repete-se a primeira parte troca-se o conectivo por “e” e nega-se a segunda parte.

Proposição(p → q) : “Se o combustível acabar, então o veículo não consegue subir a ladeira.”

Negação da proposição (p^ ~q) :  O combustível acaba e o veículo consegue subir a ladeira.

14. (VUNESP 2019/Agente Fiscal Tributário – Prefeitura de Campinas)

Uma escola de nível superior oferece os seguintes cursos: administração de empresas (AE), economia (ECO), ciências contábeis (CC) e administração pública (AP). Segue a distribuição dos professores e seus cursos de atuação:

• 2 professores atuam em todos os cursos;

• entre aqueles professores que atuam em apenas três cursos: 11 atuam em AE, ECO e CC; e 4 atuam em ECO, CC e AP;

• entre aqueles professores que atuam em apenas dois cursos: 8 atuam em AE e ECO; e 6 atuam em ECO e AP;

• 14 professores restantes atuam em apenas um curso, sendo 7 em AE, e nenhum desses 14 atua no curso CC. Com essas informações, é correto concluir que o número total de professores que atuam em AE supera o número total de professores que atuam em CC em

(A) 14.

(B) 11.

(C) 15.

(D) 12.

(E) 13.

Resposta B

Nessa questão precisamos saber a diferença entre o número de professores do curso de Administração de empresa (AE) e o número de professores do curso de Ciências Contábeis (CC).

Ou seja,  o valor de  (AE) – (CC)

Primeiramente acharemos o número de professores que ministram aulas de Administração de empresas (AE).

  • Sabemos que  2 professores atuam em todos os cursos;
  • dos que dão aulas em 3 cursos, 11 atuam em AE, ECO e CC •
  • do grupo de professores que ministram aulas em 2 cursos: 8 dão aulas em AE e ECO •
  • e dos 14 professores que ministram aulas em somente 1 curso,  7 atuam em AE.

Total (AE) = 2 + 11 + 8 + 7 = 28

Agora acharemos o número de professores que ministram aulas de Ciências Contábeis (CC)

  • Sabemos que 2 professores ministram aulas em todos os cursos;
  • dos que dão aulas em 3 cursos, 11 são professores de AE, ECO e CC; desse grupo que ministram aulas em 3 cursos, 4 dão aulas para os cursos de  ECO, CC e AP;
  • dos que dão aulas em somente 2 cursos: ninguém dá aula de CC. •
  • E finalmente dos 14 professores dão aula em somente 1 curso, ninguém dá aula em CC.

Total (CC) = 2 + 11 + 4 = 17

  Solução = (AE) – (CC) = 28 – 17 = 11

 

Última atualização em 1 de outubro de 2019 às 12:23