Para que serve o Enem?
Para que serve o Enem?
Para que serve o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é atualmente uma das provas mais importantes do país, principalmente para quem deseja ingressar em um curso superior. Essa importância é ligada as possibilidades de utilização da nota final nos mais diversos processos de seleção.
Mas afinal, como posso utilizar e para que serve o Enem?
São muitas as utilidades dessa prova. Entre elas as mais importantes são: acesso a universidade além de servir de diploma. Mas tem outras vantagens.
- Diploma
- Acesso a Universidade gratuita
- Acesso a universidade paga
- Bolsa de estudos
- Você poderá conseguir Financiamento para seus estudos
- Curso técnico
- Intercâmbio
A pergunta é simples, porém as possibilidades são inúmeras! Com a nota do ENEM é possível participar de processos de seleção, concorrer a vagas em cursos superiores em faculdades públicas ou privadas, conseguir financiamento da mensalidade do curso, concluir o ensino médio, concorrer a bolsas de estudos no Brasil e exterior. Abaixo é possível verificar as possibilidades de forma objetiva:
Poderá Substituir o Vestibular
Também poderá ser comum a nota do Enem substituindo totalmente as provas de Vestibular. Se você apresentar um bom desempenho, poderá ser selecionado para entrar em uma universidade desde que esteja preenchendo todos os critérios exigidos pela mesma. Uma universidade paga ou privada poderá aceitá-lo desde que você obtenha a nota mínima exigida pela instituição
Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
O SiSU é o meio pelo qual o estudante que participou do ENEM pode concorrer a uma vaga em um curso superior de alguma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. O critério utilizado para classificar os candidatos neste processo de seleção é a nota alcançada na última edição do ENEM.
Programa Universidade Para Todos (Prouni)
O ProUni é o processo de seleção semelhante ao SiSU que seleciona estudantes para as vagas em faculdades particulares de ensino superior. Através das notas é possível conseguir bolsas de estudos de 50% e 100% do valor da mensalidade e o critério de classificação é a nota do ENEM.