O que você procura?
Curso Online
Siga-nos no YouTube
Curso Online Gênio da Matemática
Siga-nos no Facebook

O que mais cai na prova do Enem em Química?

Regis Cortês 5 de novembro de 2014 às 01:14
Tempo de leitura
3 min

O que mais cai na prova do Enem em Química?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. Assim, cobra conteúdos aprendidos durante esses três anos –

O que mais caiu na prova do Enem em Química?

Os temas mais recorrentes

Os assuntos que mais aparecem nas questões do Enem desde 2009
Estequiometria
Termoquímica
Neutralidade
Oxidação
Equilíbrios químicos
pH
Funções orgânicas

O primeiro ponto para se dar bem na prova é estar com a cabeça voltada para o vestibular. O candidato deve estudar de forma organizada, disciplinada e com todas as ferramentas necessárias – conteúdo, interpretação, contextualização e cálculos.  Nos últimos quatro anos a prova do Enem melhorou muito e ficou realmente semelhante às provas dos vestibulares tradicionais. “Questões que envolvem chuva ácida, aquecimento global, tratamento da água e destruição da camada de ozônio estão sempre presentes nessa prova”.

Estequiometria, termoquímica, geralmente pedindo o cálculo da quantidade de calor liberado na queima de diferentes materiais, como combustíveis, e equilíbrios químicos também são comuns. Em química orgânica,  é importante saber  reconhecer  as funções orgânicas e seus grupos funcionais.

Exemplo:Enem 2012

Exemplo: Enem 2011

Exemplo:Enem 2011

Também é provável que apareça nomenclatura (oficial e usual), formulação, orgânicas (hidrocarboneto, álcool, fenol, aldeído, ácido carboxílico, cetona, éter, éster, amina, amida, ou seja, as principais), isomeria (principalmente geométrica e óptica ) e reações orgânicas (oxidação de álcool, polimerização, saponificação e transesterificação). “Esses são conteúdos sempre cobrados na prova”.

O tema acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa (pH) também aparece, especialmente em questões envolvendo chuva ácida e efeito estufa. O Enem geralmente cobra mais conceitos do que cálculos.

O que revisar nessa última semana?

 Físico-Química

 
Soluções: coeficiente de solubilidade, cálculo de concentrações (densidade, mol/L, diluição e misturas de soluções) e propriedades coligativas.
Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas e entalpias.
Cinética química: velocidade das reações e os fatores que podem modificar a velocidade (catalisadores, temperatura e superfície de contato).
Equilíbrios químicos: situação de equilíbrio, pH e pOH.
Eletroquímica: eletrólises ígnea e aquosa, galvanização, pilhas, pilhas-combustível, metal de sacrifício, determinação da ddp de uma pilha.

Química Geral

 
Tabela Periódica dos Elementos, ligações químicas interatômicas e intermoleculares, polaridade das substâncias, Lei dos semelhantes, detergência, identificação dos principais ácidos, bases e sais, teoria cinética dos gases, estequiometria.

Meio Ambiente

 
Efeito estufa, gases estufa, camada de ozônio, relações ser humano-meio ambiente, fontes alternativas de energia, reciclagem do lixo, o desenvolvimento sustentável.

Química Orgânica

 
Identificação das principais funções orgânicas (hidrocarbonetos, álcoois, ácidos carboxílicos, ésteres, etc.), princípios de bioquímica (glicídios, protídios e gorduras), principais polímeros (plásticos, borracha, tecidos sintéticos, amido, glicogênio,etc.), reações de esterificação e transesterificação, fermentação. Petróleo, hulha, biomassa.
Matérias para estudo e novidades do Enem vocês encontram no site: Gênio da Matemática e no Gênio do Enem e vídeos com as questões resolvida no Canal Gênio da Matemática.

 

Última atualização em 19 de maio de 2017 às 14:00
Sair da versão mobile