Você sabe o que é Neuróbica?
Você sabe o que é Neuróbica?
Assim como fazemos exercícios para o corpo, para torná-lo mais forte e saudável, podemos exercitar nossos neurônios com o mesmo objetivo. Na realidade é muito simples fazer “neuróbica”, é só mudar hábitos, obrigando o cérebro a um maior esforço do que estamos acostumados. Você poderá comprovar rapidamente esses efeitos.
A novidade é a espetacular descoberta da Neurociência, mostrando que o cérebro, mesmo depois dos 50 anos, continua a possuir uma capacidade extraordinária de melhorar e mudar o padrão de suas conexões (sinapses). Conscientes dessa descoberta, os autores Lawrence Katz e Manning Rubin, revelam que é possível incorporar ao cotidiano métodos que podem desenvolver e manter as conexões cerebrais. Através dessas técnicas podemos estudar, aprender, resolver problemas e viver de uma forma muito mais tranquila.
Dicas
Neuróbica é Mudança de Rotina
Uma das maneiras de estimular seu cérebro é mudar sua rotina. Temos aqui 20 exemplos e você poderá criar outros.
1 – Se você usa mais o lado direito, troque pelo pelo esquerdo em suas atividades mais simples e vice-versa. Exemplo: escove os dentes com a mão esquerda se você é destro, troque o relógio de pulso, use o garfo ou escreva com a mão esquerda etc…
2- Corra ou ande de costas em espaços permitidos
3- Com muito cuidado, faça algumas atividades de olhos fechados como vestir-se ou tomar banho.
4- Faça contas “de cabeça”.
5- Estimule seu cérebro com jogos mentais como xadrez, dama ou cartas por exemplo.
7- Memorize números, datas. Comece por sua identidade, CPF , CEP, números de telefones de seus amigos
8- Leia no mínimo 30 minuto por dia
9- Veja uma foto em uma revista, feche os olhos e procure lembrar de todos os objetos e detalhes da mesma.
10 – Faça palavras cruzadas
11- Durma no mínimo 7 h por dia e observe o quadro que mostra o número de horas que você precisa de acordo com a sua idade:
12 – Vá ao cinema
13 – Aprenda uma nova língua
14 – Exercícios físicos são ótimos para o cérebro.
15 – Beba muita água ionizada e alcalina (pH maior que 7) , no mínimo 2 litros por dia. O cérebro tem 77 % de água. Uma equipe de cientistas do Reino Unido constatou que a ingestão insuficiente do líquido encolhe a massa cinzenta e torna mais trabalhoso o ato de pensar.
16 – Livre-se do stress com meditação ou oração.
17 – Faça uma alimentação saudável e desintoxicante. Lembre-se que o cérebro também se alimenta.
18 – Conheça lugares novos e divirta-se com amigos.
19 – O amor é uma das melhores formas de estruturar nosso emocional. Dê e receba amor. Comece dentro de sua casa, tratando melhor as pessoas, certamente isso retornará para você. Um ambiente tranquilo e harmonioso é fundamental para o aprendizado. Lembre-se que se há guerra, ela deve estar da porta de sua casa para fora.
20 – Sorria muito, afaste-se de pessoas negativas e rancorosas, procure conviver com pessoas otimistas e amáveis.
A regra é faça tudo diferente e você fará com que seus neurônios criem novos caminhos de comunicação. Chamamos isso de sinapses. Essas novas ramificações aumentará a capacidade de seu cérebro e com isso você evitará ou diminuirá aqueles momentos de esquecimentos e bloqueios como o famoso “Deu um branco”.