Gênio da matemática aos 14 anos – Curiosidade
Curiosidade – Gênio da matemática aos 14 anos
Descobridor de um novo campo da Álgebra cujo nome é a Teoria dos Grupos, Evariste Galois, francês , iniciou sua paixão pelos cálculos na idade de 14 anos. Ele foi considerado um gênio da Matemática muito jovem. Ele se dedicava inteiramente a matemática rejeitando, assim, o grego, latim e outras áreas de estudo.
Apesar de sua busca incessante em ter o seu trabalho reconhecido com tenra idade, os estudiosos de sua época desprezavam as teorias e cálculos desse gênio da Matemática. Mas, o que eles nem imaginavam é que ali se fazia presente um dos maiores gênios da matemática de todos os tempos!
Durante várias tentativas que Galois fazia, ninguém dava crédito às suas equações e a idéia inovadora de que os polinômios poderiam ser resolvidos por raízes servindo, assim, de grande contribuição para o campo matemático, em especial, a álgebra.
Sendo, inclusive, tal conhecimento de imensa relevância e de fundamental importância para o desenvolvimento dos computadores no século seguinte.
Toda essa genialidade descoberta encontrava-se nos mais de 60 rascunhos e rabiscos escritos entre os seus 16 aos 19 anos, porém não foram reconhecidos. Embora apresentasse os seus trabalhos em vários centros científicos e universidades de renome em Paris, todos foram rejeitados e alguns até perdidos sem nenhuma razão.
Os orientadores, professores, juízes e cientistas de sua época não conseguiam compreender nada ao que esse gênio da Matemática escrevia, achavam muito confusas todas aquelas equações.
Naquela época, esse conhecimento de álgebra era uma imensa loucura para a grande maioria dos intelectuais, e isso causava grande discórdia e briga no meio científico. Mas, mesmo com essas controvérsias e rejeições, ele nunca desistia de suas pesquisas, continuava desenvolvendo suas teorias no campo da álgebra, que era a sua paixão.
Foi há 12 anos, após sua morte (aos 20 anos de idade), que as teorias e cálculos desse jovem gênio da Matemática foram analisados, valorizados e publicados mundialmente, embora os célebres matemáticos recusassem os seus estudos quando em vida.
Dessa forma, esse grande gênio da matemática que, aos 14 anos se dedicou aos números e equações matemáticas avançadas, recebeu reconhecimento um século depois de sua morte, sendo de extrema importância até hoje para a solução de cálculos matemáticos no campo da álgebra.
Sua potencial inteligência e genialidade foi tão notória que, em 1846 o Journal de Mathématiques Pures et Appliquées publicou merecidamente os seus trabalhos deixando outros matemáticos impressionados e maravilhados!
Trajetória de vida do pequeno matemático Evariste Galois:
- 1811 – Nasce Evariste Galois em Bourg-La-Reine (Paris). Até os 11 anos, sua mãe que o instruiu e educou.
- 1823 – Entrou para a escola Liceu Louis-Le-Grand onde ganhou o primeiro prêmio em Latina.
- 1824 – Encontrou cópias dos documentos de Adrien Marie Legendre cujo nome é Elementos da Geometria e também os originais de Joseph Louis Lagrange motivando-o a estudar a Teoria da Equação.
- 1828 – Tentou entrar na instituição de maior prestígio em matemática, a École Polytechnique, mas foi rejeitado. Nesse mesmo ano conseguiu ser admitido na École Normale, uma escola inferior nos estudos da matemática.
- 1829 – Seu pai, um prefeito republicano e liberal, se suicida. Ele tenta novamente entrar na Polytechnique, mas de novo foi recusado. Também recebe seu diploma de bacharelado em matemática pela École Normale.
- 1830 – Publica as bases para a Teoria de Galois, a resolução numérica de equações (raízes) e Teoria dos Números.
- 1831 – Se torna ativista da Guarda Nacional Republicana (artilharia) abandonando os seus notáveis estudos. Fica preso por 2 vezes, mas lá continua estudando as suas ideias matemáticas.
- 1832 – Sai da prisão. Passa por um fatal duelo, não resiste aos ferimentos e morre aos 20 anos.
Contribuições para a matemática!
- Teoria dos grupos – ramo que estuda as estruturas álgebras
- Teoria de Galois – ramo que estuda a álgebra abstrata
- Teoria das equações – campo da álgebra
- Introduziu o conceito de subgrupo normal e campo finito
- Construiu o grupo linear geral sobre um grupo nobre
- Construiu o grupo projetista especial linear
- Observou o fato excepcional
Caso queira fazer alguma pergunta referente ao texto de hoje ou sobre esse nosso online, então, fique à vontade abaixo! E, caso queira também compartilhar algum aprendizado na Matemática, ficaremos gratos com sua abordagem!
De qualquer modo, o blog Gênio da Matemática deseja muito êxito e sucesso em seus estudos para o Enem!
Se preferir, visite nossos blogs: para saber como ter estratégias visando a um melhor resultado e também conheça nossos artigos relacionados ao vestibular, Enem e Concursos públicos