Einstein era um aluno medíocre?
“O mito de que Einstein era um aluno medíocre definitivamente não é verdadeiro”.
Amigos, acho que vou decepcioná-los. Einstein estudava derivadas e integrais com 12 anos.
Ao contrário da crença popular, Einstein era um dos melhores alunos de sua classe durante todo o período escolar, tirando muitas notas “6” (que na escala alemã daquela época, de 1 a 6, era a nota mais alta), o que levou os americanos a acharem que se tratavam de notas medíocres .
A idéia vingou porque todo mundo adora a idéia de que o maior gênio da humanidade era igual a todos nós.
Na realidade o maior gênio da história simplesmente não se interessava pelos assuntos da escola que frequentava, mas mesmo assim era um dos melhores alunos de seu colégio. Conforme publicação, um certificado de qualificação para universidades, emitido pela instituição de ensino Aargau Kantonsschule em 1896, desmistifica essa teoria.
De acordo com o documento, Einstein era um ótimo aluno, na realidade essas avaliações tem parâmetros diferente do nosso. Nessa escola, 6 era o valor máximo. Ele sempre gabaritava Física e Matemática. Essa tabela de notas tinha a seguinte referência: 6 (excelente) e 5 (muito bom). Algumas poucas apresentaram a nota 4 (bom) e apenas na disciplina de francês o jovem gênio ficou com 3 (fraco).
Ele era um autodidata desde pequeno, e sempre estava à frente do currículo escolar em matemática e física, isso quer dizer que enquanto seus colegas estudavam cálculos simplórios ele não perdia seu tempo com isso.
Por isso, desprezava as aulas. Outra coisa que o desagradava era a pedagogia militarista e autoritária do Ginásio Luitpold, em Munique, na Alemanha, onde ele cursou o equivalente ao nosso ensino fundamental. “Você ser ninguém na vida”, chegou a ouvir de um professor na 7ª série. Mas ele chegou a rodar no vestibular, apesar de os exames de matemática e física terem sidos impressionante, suas provas nas humanas foram um fracasso. Em 1900, depois de dois anos, Einstein passou raspando nos exames finais. Cinco anos mais tarde, ele desenvolveu três teorias que revolucionaram a física, como a da relatividade.
Tem uma carta escrita por sua mãe que ela afirma:
“Ontem, Albert recebeu suas notas, ele foi novamente o número um e seu boletim era brilhante”.
Porém Albert Einstein tinha um temperamento muito forte e tinha constantes conflitos com professores autoritários. Mas uma coisa é certa: ele não tinha nenhum interesse por assuntos escolares, e vamos combinar ele tinha ou não tinha razão pra isso?