Controle Emocional Nas Provas de Vestibular
Hoje pela manhã estava conversando com duas alunas e tentei passar um pouco da minha experiência nessa área. Não sou psicólogo mas trabalho com vestibulandos há quase 30 anos.
No ano de preparação para o vestibular eu percebi que os alunos passavamm por duas fases distintas:
- – O primeiro semestre, no qual o aluno começa como um leão, fazendo todas as listas de exercícios que aparecem pela frente.
- – O segundo semestre no qual as dúvidas se acumularam e as listas de testes já são deixadas de lado, e é nessa fase que muitos já estão parecidos com gatinhos amedrontados. É exatamente na segunda etapa do ano em que vem a cobrança e junto com ela o STRESS. A adrenalina toma conta, aumentam as brigas com o irmão, mãe e por ai vai.
Alguns pesquisadores afirmam que 30% da prova depende do emocional. E esse número pode aumentar. Eu conheço muitos alunos que não conseguiram abrir a prova por pânico. Para algumas pessoas esse problema pode se agravar, além do stress pode aparecer alguns problemas de saúde como a depressão e a queda da imunidade. No dia de maior stress (dia da prova), muitos podem resolver esse problema com uma boa noite de sono, uma barra de chocolate e uma garrafinha de água. Médicos afirmam que o chocolate contém o açúcar e esse eleva o nível de serotonina, diminuindo a adrenalina. Mas o que fazer se você tem um nível mais acentuado de stress?
Eu pesquisei muito sobre esse assunto e vi que muitas pessoas se livravam desse quadro apenas com a MEDITAÇÂO!
Com certeza ela vai melhorar o seu desempenho, se praticada, no mínimo durante 15 minutos por dia.
Então fica a dica de um vídeo, bem interessante, que descobri na internet:
Claro que você não terá resultados imediatos, talvez eles comecem a aparecer lá pela segunda ou terceira semana, mas não custa tentar não é?
Caso você queira fazer um teste poste aqui seus resultados e eu ficarei muito grato com isso.
Muita luz, paz, amor e bons estudos!
Prof. Regis Cortês