Como Interpretar Gráficos e Tabelas da prova do Enem
Você sabia que a prova de Matemática do ENEM pode ser menos difícil se você souber interpretar gráficos e tabelas? Afinal dê uma olhada na quantidade de gráficos e tabelas que aparece em quase todas as disciplinas, principalmente na Matemática. A boa notícia é que é muito fácil resolver essas questões. Veja nesse artigo como interpretar gráficos e tabelas da prova do Enem.
Na realidade são 24 tipos de gráficos que existem, porém são usados nas provas de vestibular apenas 5, os demais apresentam uma incidência mínima ou nunca apareceram.
Como Interpretar Gráficos e Tabelas
São esses os gráficos que aparecem sempre nas provas do ENEM e vestibulares :
1) GRÁFICOS DE LINHAS (SEGMENTOS)
Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de pontos conectado por uma única linha. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.
Os gráficos de linha são usados para representar a evolução dos valores de uma variável em função de outra, normalmente o tempo.
Como interpretar gráficos e tabelas
2) GRÁFICO CIRCULAR (PIZZA)
Os gráficos circulares, também chamados de Pizza usado para representar partes de um todo.
onde os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas frequências. Este gráfico pode vir acompanhado de porcentagens. É utilizado para dados qualitativos nominais. Para construir um gráfico tipo pizza é necessário determinar o ângulo dos setores circulares correspondentes à contribuição percentual de cada valor no total.
3) GRÁFICO DE COLUNAS
Cada coluna representa a a frequência de uma variável.
3) PICTOGRAMAS
Os gráficos de pictogramas Mostram uma quantidade. As dimensões das imagens devem ser proporcionais aos dados apresentados.
Mostram uma quantidade. As dimensões das imagens devem ser proporcionais ao dados apresentados.
Como interpretar gráficos e tabelas
3) GRÁFICO DE BARRAS
Gráfico de Barras: cada barra representa a a frequência de uma variável.
No caso abaixo a variável é o país e a frequência a expectativa de vida
Como interpretar gráficos e tabelas
4) GRÁFICO DE COLUNAS
Cada coluna representa a a frequência de uma variável.
No caso abaixo a variável é o país e a frequência representa a população em milhões de habitantes.
Como interpretar gráficos e tabelas
5) POLÍGONOS DE FREQUÊNCIA
Polígono de Frequências: Cada coluna representa a frequência de uma classe.
Classe são os intervalos de variação de uma variável
Eixo horizontal: Classes são os intervalos de temperaturas
Eixo vertical: valores da frequência das classes. No gráfico abaixo representa o número de vezes correspondente a cada faixa de temperatura.
O gráfico mais usado em provas é o de linhas. A sua aplicabilidade é imensa e você verá em todas as áreas do conhecimento.
Veja o gráfico de linhas sendo aplicado na Física
Observe que todas as fórmulas com 3 letras podem ser calculadas pela área da figura.
No exemplo 1 a área do gráfico velocidade x tempo corresponde ao valor da distância
No exemplo 2 a área do gráfico força x tempo corresponde ao valor do impulso
No exemplo 3 a área do gráfico força x deslocamento corresponde ao valor do trabalho
No exemplo 4 a área do gráfico potência x tempo corresponde ao valor da energia
1) 2) 3) 4)
Como Interpretar Gráficos e Tabelas
Exercícios sobre gráficos
1) (ENEM) O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir,
que apresenta a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.
De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor
venda absolutas em 2011 foram
a) março e abril.
b) março e agosto.
c) agosto e setembro.
d) junho e setembro.
e) junho e agosto.
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2) Em um gráfico de pizza, quantos graus corresponderá a pré-usinagem, segundo os dados abaixo?
a) 23,20 b) 26,70 c) 32,10 d) 36,40 e) 39,50
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3) (ENEM) Nos últimos anos, ocorreu redução gradativa da taxa de crescimento populacional em quase todos os continentes. A seguir, são apresentados dados relativos aos países mais populosos em 2000 e também as projeções para 2050.
Com base nas informações acima, é correto afirmar que, no período de 2000 a 2050:
a) a taxa de crescimento populacional da China será negativa.
b) a população do Brasil duplicara.
c) a taxa de crescimento da população da Indonésia será menor que a dos EUA.
d) a população do Paquistão crescerá mais de 100%.
e) a China será o país com a maior taxa de crescimento populacional do mundo.
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4) O gráfico a seguir diz respeito aos resultados obtidos por uma turma de alunos de um curso preparatório específico para professor de educação básica.
Resultados dos professores no curso preparatório
Para continuar no mercado, é necessário que esse curso aprove pelo menos 70% de seus alunos, que, por sua vez, são professores especializando-se. Sabendo que os aprovados são apenas aqueles que obtiveram resultado ótimo ou excelente, pode-se afirmar que esse curso continuará no mercado?
a) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 70%
b) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 80%
c) Não, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 50%
d) Não, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 40%
e) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 90%
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5) (ENEM) O gráfico expõe alguns números da gripe A-H1N1. Entre as categorias que estão em
processo de imunização, uma já está completamente imunizada, a dos trabalhadores da saúde.
De acordo com o gráfico, entre as demais categorias, a que está mais exposta ao vírus da
gripe A-H1N1 é a categoria de
a) indígenas.
b) gestantes.
c) doentes crônicos.
d) adultos entre 20 e 29 anos.
e) crianças de 6 meses a 2 anos
—————————— Como interpretar gráficos e tabela
6) (ENEM) O procedimento de perda rápida de “peso” é comum entre os atletas dos esportes de combate. Para participar de um torneio, quatro atletas da categoria até 66 kg, Peso-Pena, foram submetidos a dietas balanceadas e atividades físicas. Realizaram três “pesagens” antes do início do torneio. Pelo regulamento do torneio, a primeira luta deverá ocorrer entre o atleta mais regular e o menos regular quanto aos “pesos”. As informações com base nas pesagens dos atletas estão no quadro.
Após as três “pesagens”, os organizadores do torneio informaram aos atletas quais deles se enfrentariam na primeira luta. A primeira luta foi entre os atletas
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Respostas
1) E 2) D 3) D 4) C 5) D 6) B