Como aprender Matemática
Como aprender Matemática
Tenho estudado muito esse assunto, nos últimos anos. E posso afirmar que os resultados desses estudos tem sido muito relevantes. O motivo é simples, uso apenas casos reais, de estudos científicos que dão embasamentos para aplicar com meus alunos.
O Brasil definitivamente precisa mudar a forma de ensinar Matemática ou vamos ficar sempre na “Berlinda”, e a prova disso é que houve queda nas médias de Matemática e Português, na comparação entre 2011 e 2013.
Um desses estudos foi feito pelo Movimento Todos pela Educação (TPE), com base na avaliação dos alunos aferida pela Prova Brasil e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): somente 9,3% dos estudantes do 3.º ano do ensino médio tiveram aprendizado considerado adequado em Matemática em 2013. Em Português, o porcentual foi de 27,2%. O número é inferior a 2011, quando 10,3% e 29,2%, respectivamente, atingiram as notas.
Mas afinal de contas, como fazer funcionar a engrenagem e aprender Matemática?
Criei aqui para os leitores do meu blog um conjunto de seis passos que poderão nortear seus estudos. Quando bem aplicados os resultados são espetaculares.
Vamos lá:
Passo 1
Não perca aulas.
Esse primeiro passo representa apenas 20% do sucesso e é muito importante. É difícil aprender exatas sozinho. Mas não se iluda, isso não é tudo. Praticar exercícios do que foi ensinado representará os outros 80%. É como você ir a uma academia de musculação e querer ficar forte apenas com a aula e a orientação de seu personal trainer, sem ter feito o exercício físico. Não tem como, não é verdade? Pois na Matemática é a mesma situação.
Passo 2
Não pule etapas!
A Matemática precisa de um pré requisito e esse é a Matemática básica. Nem tente aprender Exponencial, Progressões, Geometria e demais assuntos do segundo grau, sem antes entender Expressões numéricas, Frações, Racionalização, Notação Científica, Potenciação, Radiciação, produtos notáveis e equações de primeiro e segundo graus.
Trabalho com vestibulandos há mais de 30 anos e sei muito bem o quanto isso é importante. O aluno com pressa em aprender não chega a lugar nenhum. Por isso, nos grupos em que preparo para o vestibular, perco quase um mês inteiro de aula focando nesses conteúdos iniciais. E só assim consigo nivelar e atingir resultados quase que impossíveis para esses alunos!
Passo 3
Prática diária!
Não importa o local e nem o horário, o importante é o treinamento. O número certo de questões que você deve fazer semanalmente depende da sua base. Muitos cursos adotam listas com 25 testes por semana para cada disciplina. Para aprender Matemática essa quantidade é pequena! 25 exercícios você deve fazer no dia em que sai da aula . Lembrando que no dia em que aprendemos um determinado assunto devemos trabalhar com mais intensidade. Depois disso faça uma manutenção diária de 10 testes por dia, desse mesmo assunto, até a próxima aula. Acredito que em média 100 testes de Matemática por semana é um ótimo número para a grande maioria dos alunos.
Passo 4
Começar com níveis mais básicos e subir o nível aos poucos.
Vá escalando o grau de dificuldade. Aprenda a teoria memorize as fórmulas do conteúdo e comece resolvendo questões mais simples. Depois disso faça questões de vestibular e Enem, mas principalmente resolva questões da prova que você irá enfrentar.
Passo 5
Use a internet para tirar dúvidas.
Procure listas de exercícios que tem resolução. Use e abuse da internet. Ela é ótima para isso. Pause o vídeo e procure fazer antes do professor e em caso de dúvida recorra a vídeo aulas.
No curso Gênio da Matemática além dos vídeos de teoria tem muitos vídeos de resolução das listas que lá estão disponíveis. Além disso os simulados também tem resolução. Isso facilita muito os seus estudos.
Passo 6
Tenha um bom material de estudo.
Faça resumos para serem consultados depois de algumas semanas e tenha sempre a mão um bom formulário. Crie um formulário de expressões matemáticas para consultas rápidas.
Domine a teoria sem esquecer da prática diária.
Se você recebeu uma tarefa, faça-a no mesmo dia em que ela for pedida. Os próximos três dias da aula dada são os mais importantes para se fazer resumos e exercícios. Ao fazer a tarefa no mesmo dia, os conceitos ainda estão registrados no sistema límbico.
Essa é a área do cérebro em que ficam armazenadas as memórias temporárias e são apagadas durante algumas noites de sono. Estudando o conteúdo dado, em aula, nos três primeiros dias e fazendo a manutenção semanal, dificilmente você não gravará definitivamente essas informações no córtex.
Se você precisa e quer aprender Matemática em alguns meses o caminho é esse. Um pouco penoso mas factível. Não tem erro, quer encarar?
Thomas Edison registou mais de 1000 patentes de inventos e foi considerado o maior inventor de todos os tempos. Certa vez perguntaram para ele: Thomas, de onde saiu esse talento todo? E ele disse:“Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.”