As 10 Melhores Técnicas de Estudo Para Você Usar Hoje
As 10 Melhores Técnicas de Estudo
Um estudo feito pela revista científica Pycological Science in the public interst, fez uma análise das 10 melhores técnicas de estudo mais usadas por alunos que se preparavam para todos os concursos.
Os resultados foram bem interessantes e em algumas técnicas os mesmos foram bem diferentes do esperado.
Melhores Técnicas de Estudo 1 – Grifo
consiste em ficar sublinhando ou grifando partes importantes do texto. Foi considerada pouco efetiva, pois o nosso cérebro não cria, conecta e organiza conhecimentos.
Melhores Técnicas de Estudo 2 – Releitura
Reler pode ser uma boa técnica, porém a releitura deve ser feita várias vezes sem que haja um intervalo muito grande entre uma e outra.
Melhores Técnicas de Estudo 3 – Regras mnemônicas
Regras mnemônicas são estratégias utilizadas para ajudar a memória a lembrar-se de algo. O truque é apenas associar idéias e imagens, um hábito comum em todo o mundo. Também ela foi de baixa eficácia, porém funcionou bem quando foi usada antes das provas.
Melhores Técnicas de Estudo 4 – Visualização
Essa técnica nada mais é do que associar imagens a frases e textos. Também foi de pouca produtividade quando o objetivo era textos grandes. Mas ela apresentou bons resultados quando ela era utilizada em frases.
Melhores Técnicas de Estudo 5 -Resumo
Os dados obtidos nessa pesquisa mostraram que essa técnica funciona muito bem para provas subjetivas, aquelas em que temos que construir um texto do assunto. Já para provas objetivas, aquela de cinco alternativas, os resultados foram pouco satisfatórios.<
<<<<<<<<CLIQUE AQUI<<<<<<<<
Melhores Técnicas de Estudo 6 – Interrogação elaborativa
Essa técnica consiste em criar uma explicação para aquilo que aprendemos. Ao ler um texto, ao invés de perguntar “o que é isso?” o concurseiro deve perguntar “porque é assim?” foi considerada boa de uma maneira geral.
Melhores Técnicas de Estudo 7 – Autoexplicação
ler e explicar para você mesmo poderá ser uma boa técnica, porém devemos ficar atentos pois ela funciona melhor durante o processo de aprendizado. Não funciona quando aprendemos um determinado conteúdo, e só depois de muito tempo tentar utilizá-la. Os dados se perdem no tempo.
Melhores Técnicas de Estudo 8 – Estudo intercalado
Outra técnica que é eficiente quando bem aplicada, é a do estudo intercalado. Ela nada mais é do uma simples rotatividade de disciplinas. De preferência a alternância entre uma disciplina de exatas e uma de humanas.
MELHORES TÉCNICAS
Melhores Técnicas de Estudo 9 – Testes Práticos
Nada funciona melhor do que botar a mão na massa e praticar exercícios e provas dos vestibulares ou concursos que você vai encarar. Mas isso tem algumas ressalvas. Não adianta ficar fazendo provas no início do ano sem ter adquirido uma base sólida. Então o melhor é ir trabalhando conteúdo por conteúdo com muitos testes de conteúdos específicos. Dica: Durante o ano de preparação faça exercícios e mais próximo da prova você pode começar a resolver provas.
Melhores Técnicas de Estudo 10 – Prática Distribuída
Estudar criando períodos de descanso ajuda na capacidade do cérebro de assimilar. Estudar 1 h de manha, 1h de tarde e uma de noite é melhor do que 3 h seguidas.
Aqui no Curso Regis, usamos muito a técnica 60-5 -60-30. Resumindo:Primeiro estudamos um assunto ou disciplina em 60 minutos, com um descanso de 5 minutos, logo após mais uma carga de 60 minutos de uma disciplina diferente. e finalmente 30 minutos de descanso total.