Por que aprender matemática e por onde começar?
Como você bem sabe, a tecnologia está por toda parte ao nosso redor, e não há como negar que você precisa da matemática para dominá-la! Logo, aprender matemática é mais que necessária, ela faz parte do nosso dia a dia.
Na verdade, a maioria dos empregos com melhores salários precisa de boas habilidades matemáticas, tais como:
- Doutores;
- Veterinários;
- Engenheiros;
- Cientistas;
- Desenvolvedores de software;
- Analistas de marketing;
- Diretores Financeiros;
- Gestores de Investimento;
- E muitas outras áreas.
Além disso, a matemática não se trata apenas de números, mas também de padrões! Assim sendo, empregos como moda e design de interiores se beneficiam de habilidades matemáticas.
Ademais, a matemática também é útil na vida cotidiana:
- Investir dinheiro (taxas de juros, lucros, etc);
- Estimando custos;
- Compras (é realmente uma pechincha ou promoção?);
- Compreendendo os computadores;
- Projetando quartos e jardins;
- Planejando viagens (orçamento);
- Entre outras necessidades no dia a dia.
A matemática também melhora nossa habilidade mental, pois nos ensina maneiras lógicas de pensar.
E, de qualquer maneira, é simplesmente divertido: que outro assunto é sobre resolução de quebra-cabeças?
Por onde começar a aprender matemática?
Existem duas etapas principais:
1 – Aprender a usar
Obtenha as informações, portanto, leia, ouça o professor, assista a um vídeo.
2 – Use a informação
Esboce, pense sobre isso, responda a perguntas.
Usar é tão importante! Responder a perguntas ajuda a organizar as ideias em sua mente. Assim sendo, tente fazer cerca de 1 hora de prática por conta própria todos os dias.
Após essas duas etapas, trabalhe ordenadamente. Então, trabalhar bem o ajuda a pensar com mais clareza e também lhe dá bons hábitos mentais. Também tenha orgulho do seu trabalho, mesmo que ninguém mais o veja.
Além disso, não tenha pressa! Logo, a matemática não é ler páginas; é construir conceitos em sua mente.
Portanto, não pense “Eu li 2 páginas hoje”, ao invés disso, pense “Eu entendo melhor os gráficos agora”.
É importante aprender sobre uma ideia de cada vez, certifique-se de entendê-la e fazer muitos exercícios para se tornar um especialista.
Todavia, se você pular uma seção, o resto pode não fazer sentido. Com isso, você ficará confuso, frustrado e começará a odiar o assunto.
O que fazer? Volte para onde fazia sentido. Em seguida, mova suavemente para a frente novamente, faça muitas práticas, como resolver questões e fazer esboços. E em breve você estará “de volta aos trilhos”
Pratique, pratique, pratique
Faça muitas perguntas e pratique com exercícios já resolvidos. E há um banco de dados de questões que você pode aprender matemática. E esse lugar lhe dará suporte necessário para dominá-la.
Para isso, experimente e conheça nosso método ao clicar em Curso Gênio da Matemática. Desse modo, se você precisa ser aprovado em um exame, encontre os exames anteriores e faça-os participando de nossas aulas.
Leia muito
Pegue alguns livros e leia-os. Assim sendo, passe algum tempo em blogs de matemática (como esse!) E participe de um grupo de estudantes, fórum, siga perfis no instagram e
Também encontre seus próprios caminhos, pois você tem seu próprio estilo de aprendizagem. Além disso, não siga apenas os passos que lhe são mostrados, tente suas próprias ideias e brinque com as ideias que você está aprendendo.
Ademais, tente ler sobre o mesmo assunto em lugares diferentes, você pode encontrar alguns que façam muito mais sentido para você.
E lembre-se: Sua mente é uma ferramenta incrível e única, e você precisa usá-la da melhor maneira que puder.
E estudar matemática é uma boa maneira de melhorá-la!
É tudo sobre ideias
É mais importante conhecer as ideias do que lembrar as fórmulas. Então, se você sabe como as coisas funcionam, você sempre pode recriar as fórmulas quando precisar delas. Além disso, você também pode fazer coisas mais inteligentes com suas ideias.
Dicas para aprender matemática com mais facilidade
Aqui estão algumas dicas para aprender matemática com mais facilidade.
1 – Reduza a ansiedade em aprender matemática da maneira mais fácil (problemas de prática)
A matemática não é um esporte para espectadores. Logo, é preciso prática, participação e perseverança: os três Ps!
A única maneira de melhorar em alguma coisa é praticar. Assim sendo, um jogador de basquete passa horas arremessando cestas apenas para conseguir acertar o mesmo lance em um jogo.
Logo, essa mesma dedicação e prática são especialmente verdadeiras ao estudar para uma prova de matemática.
2 – Praticando para o dia da prova, do teste
Seu cérebro é como um músculo – quanto mais você o usa, mais forte ele fica. E praticando, você constrói o que chamamos de “memória muscular”.
Quando você pratica, você se torna:
- Mais adepto das etapas necessárias para chegar a uma solução;
- Familiarizado com as complexidades de cada questão;
- O motivo de cada etapa;
- Mais confiante em suas próprias habilidades;
Na verdade, seu cérebro responde mais rápido à tarefa em questão. Portanto, quando se trata de fazer os testes, você será mais eficiente em descobrir o método preferido. E evitará coçar a cabeça para saber como deveria começar.
Além disso, quanto mais prática, menos ansioso você fica. Desse modo, a primeira vez que você joga uma fase difícil em um videogame, suas palmas podem suar e sua frequência cardíaca aumenta.
Mas, com o tempo, quanto mais você joga no mesmo nível, menos ansioso você fica. Então, o jogo não parece tão difícil quanto antes, e você consegue completar o nível com uma rapidez que não tinha nas primeiras vezes que jogou.
Você perseverou. Você aprendeu. Você praticou.
Quando se trata de se preparar para um teste de matemática, tudo se resume à vontade de praticar. O bom é que praticar para um teste de matemática é mais fácil do que você pode imaginar.
Quer saber mais detalhes? Nos envie uma mensagem Contato
3 – Procrastinação – Elimine esse mal com estudo diário
Devagar e sempre realmente vence a corrida. E quando você estuda um pouco a cada dia, seu cérebro é capaz de absorver melhor as informações.
E é muito mais provável que você se lembre das informações quando necessário. Na verdade, você descobrirá que os alunos que estudam todas as noites têm uma compreensão superior do assunto e são capazes de relacionar e conectar o aprendizado anterior rapidamente.
Estudar para um teste pode parecer uma maneira de economizar tempo e manter as coisas frescas em seu cérebro, mas tudo o que realmente faz é armazenar informações em sua memória de curto prazo, que são facilmente esquecidas.
Mas quando você estudar um pouco de cada vez, descobrirá que se lembra mais e por mais tempo.
E, então? Gostou dessas dicas de como aprender matemática e por onde começar? Compartilhe conosco escrevendo abaixo!