O que você procura?
Curso Online
Imagem de divulgação
Siga-nos no YouTube
Curso Online Gênio da Matemática
Imagem de divulgação
Siga-nos no Facebook

Como Resolver uma Questão do Enem

Regis Cortês 19 de outubro de 2018 às 12:49
Tempo de leitura
5 min
 Como resolver uma questão do Enem
Como resolver uma questão do Enem

Muitos alunos ficam apavorados quando recebem aquele caderno gigante de questões, da prova do Enem. Podem ficar tranquilos que eu vou mostrar pra vocês como resolver uma questão do Enem, sem um grande esforço. E no final desse post você encontrará um pré-prova que mostrará a técnica que uso para resolver todas as questões do Enem na prática!

E quais são esses segredos pra mandar bem no Enem? Primeiramente é  fazer todas as provas do anos anteriores usando as técnicas mostradas aqui. Resolva a maior quantidade de questões possível, dessa forma você saberá como a prova é estruturada e a forma correta de resolver.

Outra dica importante é: você precisa saber por onde começar a ler a questão!

Antes de qualquer análise, precisamos entender que as questões são divididas em 4 partes:  texto base ou introdutório, enunciado, perguntas e alternativas de resposta

Como Resolver uma Questão do Enem

A primeira parte é o que nós chamamos de texto Base ou texto introdutório.

Esse texto, normalmente, não será importante  para que você resolva a questão. Ele traz informações e fatos  que tem  por objetivo associar o conteúdo com o nosso cotidiano. Porém ele é normalmente irrelevante para a nossa resolução. Evidentemente não podemos dizer que isso sempre acontecerá.

Ele é usado para estimular o estudante a mobilizar recursos cognitivos para solucionar a situação-problema proposta. O estímulo pode conter um texto, uma imagem ou outros recursos;

Muitas vezes o texto introdutório, chamado de texto base, não precisará ser lido.

Não aconselho começar a resolução de uma questão do Enem, lendo o primeiro parágrafo. Tente resolver sem ler o texto introdutório.

Veja na questão abaixo que para resolver essa questão, não é preciso ler o texto introdutório. Basta ir direto a pergunta.

Como Resolver uma Questão do Enem

Matemática para Enem e vestibular

Matemática para Enem e vestibular

A segunda parte é o que chamamos de Enunciado.

Na grande parte das questões da prova do Enem, o  enunciado, que é a segunda parte do texto base, se encontra normalmente no segundo parágrafo, e conterá os dados do problema que serão importantes para a resolução. Esse normalmente é o maior parágrafo e deverá ser lido parcialmente. Pois nele você poderá encontrar as referências ou fontes de Jornais, revistas de onde foram tiradas as informações da mesma.

Use essas referências e fontes das provas anteriores para  saber de onde estão retirando as questões.

No dia da prova não perca tempo e não se preocupe com isso. Lembre-se o tempo é curto.  No Texto base você também poderá encontrar frases com curiosidades, ligadas  a questão e que não servirá pra nada.

Como Resolver uma Questão do Enem

A terceira parte é o que chamamos de pergunta.

Dica: comece pelo fim! Isso mesmo, inicie a sua resolução pela pergunta. Dessa forma você irá se focar rapidamente no que está sendo pedido.

Você verá que pode responder muitas questões apenas lendo a pergunta, e o melhor de tudo, sem ler uma linha  da questão.

Observe na questão abaixo, da prova de 2017, que não houve necessidade de  ler absolutamente nada para resolver a questão, foi preciso apenas ler a pergunta.

Veja nessa questão a regra se repetindo!

Como Resolver uma Questão do Enem

A quarta parte Alternativas de respostas

Todos os itens do ENEM possuem cinco alternativas de resposta, sendo apenas uma correta. A opção correta é chamada de descritor, enquanto as outras quatro são chamadas de distratores.

Cada item possui cinco opções e somente uma será a correta e as alternativas erradas serão os distratores.

  • Alternativas de resposta: são apresentadas na forma de cinco opções, sendo somente uma correta, essa será chamada de gabarito. As 4 alternativas que não contemplam a resposta são chamadas de distratores.

Entenda que os distratores, não são apenas alternativas erradas, eles estão vinculados ao contexto da pergunta, além de conter respostas com os erros mais comuns, cometidos pelos alunos. Além disso esses distratores também estão vinculados com a habilidade que está sendo avaliada na questão.

Agora que você conhece mais sobre o tipo de questão que o Enem cobrará, veja aqui a nossa Live do ano passado contendo uma revisão para a prova. Se você quer realmente aprender as técnicas para resolver a prova do Enem esse é o vídeo que você precisa assistir

Como Resolver uma Questão do Enem

>>>>>>

Pré-prova para o Enem – Revisão de conteúdos (LIVE AULA EDITADA)

Veja nesse site:

Prova Resolvida de Matemática do Enem 2017

O que caiu nas provas do Enem

Última atualização em 1 de novembro de 2018 às 13:58