[Vídeo] 26 Erros Mais Comuns em Provas de Matemática
26 Erros Mais Comuns em Provas de Matemática
Erros Matemáticos podem custar muito caro.
Para muitos, uma multiplicação na hora errada, uma soma indevida ou até mesmo um simples e pequeno erro de sinal pode significar a perda de um ano inteiro.
Sim, isso é verdade, conheço muitos alunos que colocaram tudo a perder por muito pouco. Por duas ou três questões a menos perderam meses de preparação. Posso garantir que poderiam ter passado se não tivessem cometido erros banais.
Tipos de Erro:
Em uma prova cometemos dois tipos de erros, aquele erro cometido por descuido e o erro por desconhecimento total do assunto.
Erro por descuido pode ser evitado se deixarmos um tempinho para revisar a prova.
O cálculo desse tempo é bem simples de fazer:
Primeiro calcule o tempo por questão, dividindo o número de minutos pelo número de questões. Depois disso deixe 0,5 minutos por questão para fazer uma boa revisão.
Vamos exemplificar:
No ENEM temos 4,5 h para fazer 90 questões, logo temos 4,5 x 60 min / 90 questões = 3 min/questão.
Não deixe o cartão de respostas para o fim. Vá preenchendo seu cartão a lápis, bem fraquinho, ao longo da prova e depois da revisão passe tudo à caneta.
Então, nesse caso, deixaremos 22,5 minutos para fazer uma boa revisão (45 questões x 0,5 min = 22,5 min).
De prioridade as questões mais fáceis, já que o ENEM desconta muito quando erramos esse tipo de questão.
Para facilitar, anote o número das questões que deverão ser revisadas na parte frontal da prova
Não esqueça de Ler a pergunta antes do enunciado. Muitas vezes poderemos resolver testes sem mesmo ler o primeiro e segundo parágrafo do enunciado. Isso ajuda muito em provas longas como essa. Além disso, essa técnica, funciona muito bem nas provas de Matemática
Mas o mais importante é priorizar aquilo que você sabe. Não perca tempo com questões complexas e difíceis para você. Foque nas fáceis e sua nota será muito melhor, já que a teoria de resposta ao ítem (TRI), que é a metodologia de avaliação usada pelo Ministério da Educação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não contabiliza apenas o número total de acertos no teste. De acordo com o método, o item é a unidade básica de análise. O desempenho em um teste pode ser explicado pela habilidade do avaliado e pelas características das questões (itens). Isso significa que se você acertar as difíceis e errar as fáceis sua nota irá despencar.
Esse vídeo ajudará a resolver os erros por desconhecimento do assunto.
Tentar resolver questões do segundo e terceiro graus sem a base do primeiro é impossível. Por isso preparei uma lista de prováveis erros que você pode estar cometendo.
Na Álgebra, há um nível de abstração enorme e o pior é que não é só na Educação Básica. Os problemas com a Matemática transcende e atinge inclusive o nível Superior. A grande maioria dos professores do ensino fundamental não buscam recursos baseados na linguagem cotidiana, para introduzir conteúdos, principalmente quando tratamos de Álgebra Matemática. Pela falta de interesse, gosto e motivação, a maioria das pessoas não estuda Matemática e consequentemente não aprendem. Com isso as médias das provas dessa disciplina é muito baixa.
O ENEM tenta mudar essa situação. Por isso é comum em provas aparecer os famosos “quadradinhos” ou “tirinhas” que ajudam a conectar o aluno com o conteúdo e trazê-lo para a sua realidade cotidiana.
No ensino superior, encontramos alunos que já introjetaram concepções errôneas sobre a Álgebra e a Matemática básica. Esses erros permanecerão durante toda sua vida de estudante e muito provavelmente nunca saberão disso.
Foi pensando em aumentar suas chances de sucesso e facilitar sua vida lá na frente, eu preparei essa vídeo aula mostrando como evitar os erros mais comuns, que muitos alunos cometem na prova de Matemática.
Você provavelmente comete algum deles, caso contrário você é uma fera nessa disciplina!
Bem, espero realmente ter ajudado.
Grande abraço e bons estudos!