O que você procura?
Curso Online
Imagem de divulgação
Siga-nos no YouTube
Curso Online Gênio da Matemática
Imagem de divulgação
Siga-nos no Facebook

Reforma do Ensino Médio e Enem 2017

Regis Cortês 5 de outubro de 2016 às 18:46
Tempo de leitura
12 min
Reforma do ensino médio e Enem 2017
Reforma do ensino médio e Enem 2017

Reforma do ensino médio e Enem 2017 

A reforma do ensino médio e Enem 2017 ainda estão gerando polêmicas e controvérsias em todo o Brasil. Conheça a medida provisória que sugere mudanças na grade curricular afetando um dos exames mais concorridos do país, o Enem! Mas a reforma do ensino médio e Enem 2017 será feita mesmo no próximo ano?

A Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016 trata sobre Reforma do ensino médio e Enem 2017, para as escolas públicas de todo o país. Após essa publicação oficial de reestruturação educacional prevista para o ano de 2017 surgiram muitas contrariedades de algumas autoridades, escolas e população em geral.

De acordo com o Ministério da Educação – MEC, essa nova reformulação visa fornecer melhor qualidade nos estudos, flexibilidade para o aluno optar por disciplinas de sua preferência como também prepará-lo e desenvolvê-lo de forma plena para o ingresso às faculdades.

Reforma do ensino médio e Enem

Mas, será que realmente essa reforma do ensino médio trará benefícios na educação? Quais impactos serão gerados por conta dessa mudança bastante expressiva? Como essa alteração se dará? Quando ocorrerá?

O governo durante os dois anos em que as mudanças passarão por reformas pretende investir cerca de R$ 1, 5 bilhão em estruturação a fim de que as escolas se enquadrem em regime integral. Os alunos terão a carga horária expandida para estudarem o dia inteiro e não mais em um único turno.

De acordo com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, essa reforma do ensino médio é uma das prioridades do governo de Michel Temer devido ao baixo índice que obteve em 2015. A meta prevista do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano de 2015 era de 4.3, mas atingiu 3.7.

Para se ter uma idéia desse baixo índice obtido, o ensino médio ficou em uma das piores posições comparadas com as séries iniciais e finais da educação fundamental.

Esse dado que alarmou a todos fez com que essa reforma realmente viesse a ser promulgada e levada adiante para os próximos anos. Mendonça ainda disse que essa reformulação tem caráter de urgência!

No entanto, devido a tantos rumores e detalhes se serem observados, a previsão de que essa reforma do ensino médio pudesse ocorrer no primeiro semestre de 2018 passará somente para o ano de 2019.

De acordo com Maria Helena Guimarães, secretária-executiva da pasta, a data que de fato será oficialmente instalada a reforma do ensino médio irá depender do andamento das discussões referente à base nacional curricular comum.

Esse documento é que direcionará os conteúdos que continuarão obrigatórios para serem ensinados nas escolas públicas da rede de ensino. E os demais conteúdos, de acordo com a proposta abordada, devem estar flexíveis e em conformidade com a escolha-opção que o aluno fizer.

Todas essas alterações demandam tempo e estruturação mediante cada região, o que ocasiona demora a sua implementação.

Guimarães ainda ressalta que é impossível pensar em implantar essa reforma sem antes decidir sobre a base nacional curricular comum.

Ela e toda a sua equipe acredita que só em 2018 ou 2019 que realmente se tornará possível essa reforma do ensino médio para ser implantada. Até porque também dependerá do alinhamento e harmonia entre as redes de ensino de todo o país, o que causa mais demora!

Quer saber mais sobre a prova do Enem? Se a resposta é sim veja esses artigos: 1) resoluções de todas as questões de Matemática do Enem da prova do ano passado (2015) – CLIQUE AQUI

2) O que cai na prova de Matemática do Enem – Mapeamento da prova – CLIQUE AQUI!

E o Enem 2017? Como irá ficar?

Diante dos resultados obtidos do Enem 2015 referente ao desempenho das escolas e respectivas notas dos alunos, essa medida só reforça para que haja imediatamente a reforma do ensino médio, é o que diz a presidente do Inep, Maria Inês Fini:

“Os resultados vêm acrescentar mais uma vez a imperiosa necessidade da reforma do ensino médio. Temos contingente enorme de alunos que estão aprendendo muito pouco, e de maneira muito conservadora e tradicionalista e por um currículo que precisa ser reformulado”

Sendo assim, o Enem passará também por mudanças, porém, somente após tudo concretizado sobre essas reformulações na estruturação da grade curricular do ensino médio. Fini ainda acrescenta:

“Vamos aguardar a reforma do ensino médio. Seguramente o Enem virá para assegurar essa reforma, mas só vamos falar do Enem 2017 depois do Enem 2016”.

Portanto, não dá para confirmar nada sobre quais alterações que o Enem 2017 poderá passar, pois tudo vai depender dessa reforma. Só resta agora aguardar as próximas notícias para que se mantenha atualizado e por dentro das futuras mudanças.

Principais reformas do Ensino Médio

As reformas do ensino médio estão descritas na Medida Provisória N° 746, de 22 de setembro de 2016 conforme informado no início desse artigo.

Assim, para que você possa saber das futuras mudanças que poderão ocorrer, aqui no blog Gênio da Matemática iremos informar facilitando o seu entendimento quanto a essa questão.

Reforma do Ensino Médio e Enem 1 –  Carga horária de ensino ampliada

Uma das modificações que ocorrerão com a reforma do ensino médio é concernente a ampliação da carga horária de ensino. Atualmente, está em torno de 800 horas e passará a ser 1,4 mil horas de ensino na escola.

Essa mudança significa que o aluno passará a estudar na escola em turno integral (o dia todo).

A estimativa para 2024, de acordo com o Plano Nacional de Educação, o PNE, é que chegue até 50% das escolas atendendo em regime integral e 25% das matrículas para o Ensino Fundamental possam seguir esse mesmo modelo.

Vantagens: Ao ter a carga horária estendida, conseqüentemente, irá melhorar o desempenho do aluno.

Desvantagens: Para seguir um regime integral, isso irá exigir um bom planejamento pedagógico e gastos.

 

Reforma do Ensino Médio e Enem 2 – Flexibilidade para concluir o currículo

Serão oferecidos dois tipos de modalidades para o aluno:

1 – Disciplinas fixas obrigatórias.

2 – Disciplinas optativas.

Para as disciplinas optativas, o aluno é que construirá a sua grade curricular de acordo com o seu interesse e preferência. Desse modo, ele terá autonomia de escolher aquelas disciplinas que se enquadrarão ao seu futuro mercado em que atuará.

Vantagens: O aluno construirá autonomia e independência optando por disciplinas de seu interesse.

Desvantagens: Pode haver desigualdade na oferta de habilitações entre as redes de ensino e escolas.

Quer saber porque o curso Gênio da Matemática é o curso mais completo do Brasil? Então CLIQUE AQUI!

curso online Gênio da Matemática.

Curso Online de Matemática

Reforma do Ensino Médio e Enem 3 – Criação de estados autônomos

Cada estado poderá trabalhar o seu próprio contexto histórico, social, econômico, cultural, ambiental e outras diversidades que caracterizam cada local. O limite máximo é de 1, 2 mil horas por ano do currículo básico.

Sendo assim, com esse modelo de reforma do ensino médio, os estados terão mais autonomia criando os seus próprios currículos e políticas que tem a ver com a sua história ao longo dos anos.

Vantagens: Privilegia cada estado como único, particular e independente.

Desvantagens: Pode haver de alguns estados não conseguirem atuar de forma autônoma.

Reforma do Ensino Médio e Enem 4 – Inclusão de formação técnica profissional

A nova reforma do ensino médio irá ofertar aos alunos para que tenham a oportunidade de obterem uma formação técnica profissional. Essas aulas tanto serão teóricas quanto práticas permitindo que o aluno possa já estar apto para o mercado de trabalho, se assim desejar.

Com essa qualificação, o aluno não terá a necessidade de estar no ensino integral, pois o período ocorrerá dentro do prazo normal.

Vantagens: O aluno sairá do ensino médio muito mais preparado, com formação técnica profissional e habilitado para o mercado de trabalho.

Desvantagens: Pode haver dificuldade em acompanhar as aulas bem como dispor de vagas suficientes para cada aluno que deseja determinada formação técnica.

Reforma do Ensino Médio e Enem  5 – Uso de créditos para ingresso em faculdades ou ensinos técnicos

A conclusão do ensino médio se dará por meio de um número específico de créditos adquiridos ao longo dos anos. Esses créditos poderão ser usados ao ingressar na universidade ou em algum ensino técnica de sua escolha dando a opção dele aproveitar as disciplinas cursadas a fim de que não haja repetição, o que irá remir tempo.

Vantagens: Oportunidade de aproveitar disciplinas do ensino médio para cursar a universidade remindo o tempo.

Desvantagens: Exigirá organização para controlar essa mudança.

Reforma do Ensino Médio e Enem 6 – Liberdade em contratar professores

Os professores para lecionarem não precisarão mais passar por cursos de formação de professores. Eles poderão ser contratados sem concurso e por terem conhecimento em determinada área para atender a demanda de cursos técnicos ou outras disciplinas.

Vantagens: Visa suprir demanda de professores para certas modalidades de ensino.

Desvantagens: Pode haver baixa na qualidade dos profissionais e do ensino técnico.

Reforma do Ensino Médio e Enem 7 – Artes e educação física deixam de ser obrigatórias

Reforma do ensino médio e Enem-2017-2019

Reforma do ensino médio e Enem-2017

Tanto artes como educação física deixarão de ser obrigatórias para os alunos cursarem. Se eles deverão ou não cursar vai estar a cargo das redes de ensino e escolas. Além disso, o próprio aluno pode optar pela escolha deixando-o com mais liberdade e autonomia para estudar o que realmente possa lhe interessar e agregar valor ao que projeta para o seu futuro.

Vantagens: Reduz o número de disciplinas obrigatórias para o aluno cursar.

Desvantagens: Deixa de trabalhar a parte artística do aluno e a sua boa saúde.

Agora, o blog Gênio da Matemática vai fornecer algumas respostas a respeito da reforma do ensino médio para que você permaneça informado e atualizado nesse assunto. Veja abaixo!

Perguntas e respostas sobre a reforma do ensino médio e Enem

Separamos algumas perguntas e respostas mais comuns sobre a reforma do ensino médio e que poderão ajudá-lo a sanar dúvidas e esclarecer melhor alguns pontos importantes.

Veja abaixo, leia e tire suas conclusões sobre a maior mudança na educação em todo o país! A reforma do ensino médio visa acabar com a má qualidade de educação, além de proporcionar outros benefícios!

1 – Qual o objetivo dessa medida provisória que visa reformular o ensino médio?

O objetivo é melhorar a qualidade da educação no Brasil, tornar mais atrativo os estudos e reduzir os altos índices de evasão que ocorre todos os anos nas escolas.

2 – Como será efetivamente concretizada essa reformulação?

Depois da publicação da medida provisória no Diário Oficial da União, ela será levada até o Congresso que possui o prazo de 120 (cento e vinte) dias para alterar (caso queira) e votar.

Se por ventura não acontecer essa votação, o teor do artigo perde a validade. Agora, caso seja aprovada, essas mudanças já poderão ser aplicadas gradualmente.

3 – A reforma com o período integral garante melhoria na educação?

Já foi comprovado que a carga horária expandida de aulas produz melhores resultados nas notas dos alunos, o seu desempenho. Um exemplo recente é a de Pernambuco.

Esse lugar tem a metade de sua rede de ensino em regime integral sendo um dos estados que bateu a meta do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015. Sendo assim, as evidências de optar por estudar integralmente deverá trazer inúmeros benefícios para o aluno desenvolver suas competências e habilidades.

4 – Essa medida provisória irá interferir no Enem 2016

Nada será mudado no Enem para esse ano de 2016. Todas as mudanças, alterações ocorrerão para o ano de 2017. Por isso, não se preocupe quanto a estruturação das provas, pois o Enem seguirá no mesmo modelo nesse ano.

5 – O que fazer quando a escola não oferece a área que o aluno deseja atuar?

Caso a escola não tenha a opção da área que o aluno deseja atuar, então, a rede deve criar mecanismos para a mobilidade do estudante. Cada estado em suas redes precisarão discutir conforme a necessidade para o aprofundamento em cada área e como isso será distribuído.

Você obteve várias informações a respeito da reforma do ensino médico e também um pouco sobre como sucederá o Enem 2017. Esperamos que possam ter sido esclarecedoras a fim de sanar as suas dúvidas.

Sabemos que tudo poderá ainda mudar e que todas as atualizações deverão ser repassadas aos cidadãos, por isso, fique sempre atento para as novidades.

Caso tenha alguma dúvida a esse respeito, então, deixe o seu comentário. Se possui alguma informação importante, compartilhe conosco ou caso deseje deixar a sua opinião sobre tal assunto fique à vontade.

Curta a nossa fanpage e se mantenha atualizado com as principais dicas, novidades e universo dos estudos de matemática para vestibulares, concursos e quaisquer exames da rede de ensino do Brasil. Acesse Gênio da Matemática.

Medida Provisória do Ensino Médio:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm

Fonte de pesquisa:

http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/09/entenda-o-novo-ensino-medio

 

Última atualização em 14 de outubro de 2016 às 19:00