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O NOVO ENEM

Regis Cortês 21 de abril de 2015 às 21:53
Tempo de leitura
23 min

O NOVO ENEM

O que mudou do antigo Enem para o novo Enem:

Antigo ENEM:

Aplicava  conhecimentos às situações cotidiana.

Novo ENEM:

-Vagas para as universidades públicas.
– Avaliar a Qualidade das escolas de E.M.
– Bolsas PROUNI.

-Avaliação construtivista – Piagetiana cujos objetivos são despertar a capacidade de: Pensar, Refletir, Argumentar, Aprender, Criticar, Defender opiniões,  Concluir e Antecipar.

Competências Transversais

-Interpretar
-Comparar
-Analisar
-Elaborar Propostas

Opções das Universidades Federais ao aderirem o ENEM

1) Fase Única

2) 1ª Fase

3) Combinado com Vestibular

4) Fase única para as vagas remanescentes

O que são as COMPETÊNCIAS

É a capacidade ou habilidade de uma pessoa de resolver situações-problema.

Para o exame, não há exigência do conteúdo acumulado durante os anos de estudo, mas sim das habilidades desenvolvidas.

COMPETÊNCIA 1  –  A  Ciência no Dia a Dia.

Compreender as ciências naturais e suas tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis no processo de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

Os alunos precisam demonstrar uma visão “ humanizada ” das ciências.

Dicas:

1. Sobra lixo e falta energia elétrica: O problema pode ser a solução. “Os bilhões perdidos no lixo”
 Autor: Prof. Sabetai Calderoni   – Proposta: Como transformar lixo em energia.

2. Dominar os principais conceitos de Física, Química e Biologia. Saber relacioná-los com o cotidiano. Acesse o site Gênio do Enem e encontre conteúdos para estudo.

3. Conhecer as Obras dos principais cientistas: Galileu, Lavoisier, Darwin, Mendel, Da Vinci, Newton, Thomas Edison e Louis Pasteur.

4. No Filme “ O Jardineiro Fiel ” , saber analisar a miséria e a grande atuação dos grandes laboratórios farmacêuticos.

Questões relativas

1) Uma comunidade urbana de baixa renda ocupa as encostas de um determinado morro. Os moradores sofrem frequentemente com deslizamentos de terra, causados pela falta de cobertura vegetal nas encostas. Enquanto o governo e a sociedade se mobilizam para resolver o problema de qualidade de moradia dessa comunidade, pode-se promover, para minimizar os perigos de deslizamentos, a ação de:

a) fazer a terraplanagem do morro.

b) realizar obras de urbanização nas áreas desmatadas.

c) deslocar a população para habitações populares em áreas de periferia urbana de uso industrial.

d) reflorestar o morro com espécies comercialmente    viáveis, com envolvimento comunitário.

e) retirar todas as árvores do morro e promover sua ocupação apenas com casas construídas pelo governo.

2) No fim do século XVIII, algumas unidades de medida na Europa eram definidas partir das partes do corpo do rei de cada país: palmo, pé e polegada. Em 1875, foi criado o Sistema Métrico Decimal: centímetro, metro, quilômetro. Hoje, este sistema é utilizado em grande parte dos países.

A criação desse novo sistema de medidas ocorreu, principalmente, por causa da:

a) ausência de reis em vários países.

b) necessidade de um padrão mundial de medidas.

c) procura constante por  revoluções tecnológicas.

d) escassez de novos conhecimentos científicos.

e) modificar as unidades de medida na Europa.

COMPETÊNCIA 2  –  Circuitos Elétricos e Consumo Racional.

Noções básicas de Grandezas unidades e dispositivos elétricos- Ex: Resistência (Ω) , Tensão (V), Corrente elétrica (A) e calcular gasto de energia (kwh).

Capacidade de comparar vários tipos de produtos, como elétricos, alimentos , roupas entre outros.

O Enem pode pedir a comparação de vários fatores destes produtos, principalmente  do ponto de vista econômico da relação custo e benefício, entre outras. Uma questão clássica é aquela em que temos que calcular o valor da conta de luz a partir do gasto mensal do uso de equipamentos elétricos.

Questões relativas

01) Atualmente é possível encontrar no mercado geladeiras com selo de Economia de Energia do Procel (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica). Observe os modelos apresentados na tabela:Eletricidade enem

Um consumidor está diante da seguinte situação: uma geladeira nova custa aproximadamente R$ 600,00 e uma antiga, cerca da metade do preço (R$ 300,00). Considerando que se mantenha constante o valor do kWh igual a R$ 0,25,.0 custo adicional de compra de uma geladeira do modelo novo será recuperado pela economia nas contas de luz ao longo de:

a) 2 anos.    b) 3 anos.   c) 4 anos. d) 5 anos. e) 6 anos.

02) Uma loja anunciou a venda de um gerador, movido a gasolina, com rendimento de 100%. Pode-se argumentar com o vendedor dessa loja que seu anúncio é enganoso porque o rendimento de um bom gerador a gasolina:

a) deve ser sempre maior que 100%.

b) não pode ser estimado antes do uso do gerador.

c) é sempre inferior a 100%.

d) não pode ser expresso em percentagens.

e) têm sempre 80%.

03) COMO FUNCIONA O SITEMA DE ALARME QUE EVITA O FURTO EM LOJAS

É acionado por sensores que ficam quase invisíveis nos produtos. Alguns desses aparelhinhos são finos como uma folha de papel e têm o circuito ativado por ondas de alta frequência, cerca de 8MHz. Quando algum cliente “se esquece” de pagar o produto, o sensor colado no produto interage com aquelas grandes barras verticais que ficam na portas das lojas, acionando o alarme. As ondas emitidas por estes sensores são:

a) eletromagnéticas.                   b) sonoras.

c) radioativas.                            d) mecânicas.

e) luminosas.

4) A instalação elétrica de uma residência utiliza um circuito elétrico em paralelo, em que todos os equipamentos têm a mesma tensão. Quando o equipamento é ligado ocorre uma variação na corrente elétrica do circuito, que é diretamente proporcional à potência (P) do aparelho. Observe a figura:

Eletricidade enem

Indique, em ordem crescente, as variações nas correntes elétricas causadas por estes eletrodomésticos:

a) A, B, C, D.

b) B, A, C, D.

c) D, C, A, B.

d) D, C, B, A.

e) A, B, D, C.

5) O manual de utilização de um refrigerador recomenda:

 I. armazene os alimentos em embalagens apropriadas, tais como sacos plásticos ou recipientes com tampas;

II. não coloque alimentos quentes no refrigerador; aguarde até que estejam à temperatura ambiente;

Contribuem para a economia de energia elétrica as recomendações:

III. evite quantidades excessivas e períodos longos de abertura das portas;

IV. mantenha seu refrigerador vazio e operando por pelo menos duas horas antes de abastecê-lo com alimentos.

a) I e II.             b)I e IV.           c) II e III.

d) III e IV.         e) II e IV.

COMPETÊNCIA 03

Degradação, Conservação Ambiental e Ciclo da Água

 –  Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumento ou ações científico-tecnológicos.  Trata das opções para o desenvolvimento sustentável e do ciclo da água. E  trata também da utilização dos recursos naturais e de como as tecnologias podem ajudar na diminuição ou aumento da degradação ambiental.

Entenda um pouco mais

Cabe ao aluno decodificar situações como:

– Recursos minerais
– Produção e tratamento do lixo    doméstico e industrial
– Reciclagem de materiais
– Desmatamento entre outras

DICAS

1.ACV (Avaliação do ciclo da vida)

– Pesquise o ACV da fabricação do papel e observe suas etapas, levantando os problemas ambientais desde a obtenção da matéria prima, passando pela fabricação venda e uso.

2. Reconhecer as principais etapas do :

-Ciclo da água
-Ciclo do Carbono
-Ciclo do Nitrogênio

Relação: Seres Vivos x Ecossistema. Debate ético em torno dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) (Benefícios x  Problemas).  Site: www.greenpeace.org.br

Documentário: “O mundo segundo Monsanto”.

Questões relativas

01. A Lei de Gestão de Florestas Públicas, de 2 de março de 2006, estabelece as regras para o uso sustentável de florestas públicas nacionais. Entre os princípios adotados, estão a proteção dos ecossistemas e o estabelecimento de atividades que promovam o uso racional das florestas. Para atender a esses princípios, uma madeireira instalada na Amazônia deve:

a) explorar primeiro as terras em volta das nascentes dos rios.

b) abrir caminhos largos na floresta e remover grande número de árvores cortadas.

c) cortar todas as árvores existentes em uma área antes de iniciar a exploração de outra.

d) manter pelo menos 20% das árvores adultas como matrizes de sementes para novas plantações.

e) Cortar somente as árvores de maior porte.

2) Os dados da tabela abaixo, publicados no Inventário das Emissões de Gases do Efeito Estufa na Cidade do Rio de Janeiro em 2000 mostram fatores de emissão em toneladas de CO2 por GWh de energia na queima de diversos combustíveis na Usina  Termelétrica de Santa Cruz.

Com base nesses dados, é correto afirmar que a substituição do óleo combustível por gás natural para fazer funcionar as turbinas da Usina de Santa Cruz:

a) reduz a quantidade de energia gerada.

b) reduz a emissão de CO2 para a atmosfera.

c) independe da quantidade de CO2 na atmosfera.

d) reduz pela metade o consumo de combustível.

e) reduz à metade a liberação de CO2.

03. Nos Estados do Tocantins e do Maranhão, a taxa do desmatamento chegou a 68,3% em 2000 (WWF-Brasil). A supressão da floresta pode causar desequilíbrios entre populações de presas e predadores. O gráfico relaciona o crescimento populacional de uma espécie de presa com um espécie de predador em determinado sistema 

Analisando o gráfico, elaboram-se as seguintes afirmações: 

Gráfico de desmatamento

I – Presa e predador viviam em equilíbrio antes do desmatamento.

II -Após o desmatamento, a presa aumentou a capacidade de fugir do predador.

III – O predador se tornou mais eficiente após o ‘desmatamento.

IV – A população de predadores foi extinta após o desmatamento.

Assinale a opção que contenha as proposições corretas:

a)II e IV.              b)I e IV.

c) II e III.              d) I e III.               e) I e II.

4) Com a expansão da telefonia celular, aumentaram as vendas de aparelhos celulares. Esse aumento pode trazer problemas pelo descarte das baterias descarregadas, que contém metais pesados como níquel e cádmio, prejudiciais à saúde. Considere as seguintes situações:

I.contaminação da atmosfera;                               II.contaminação de rios próximos aos lixões;
III. contaminação de águas subterrâneas;       IV. aumento do teor destes metais no solo dos lixões. 

Implicações ambientais do descarte das baterias no lixo comum estão descritas apenas em:

a) I e III.                      b)I e IV.            c) I, II e III.

d) II, III e IV.               e) II e III.

COMPETÊNCIA 04  Genética e Saúde Pública

Conceitos básicos de genética presentes no currículo do Ensino Médio.

Conhecer: Saúde Pública do Brasileiro.
– Porque a obesidade tem aumentado tanto, principalmente em crianças?
– Quais os motivos favorecem que as doenças apareçam principalmente nos mais pobres?
– Como é calculado o IDH (Índice de desenvolvimento humano) ?
– as leis de Mendel
– reprodução sexuada e assexuada entre outros

Dicas

Compreender o Projeto Genoma (mapeamento e sequenciamento dos cromossomos humanos).

Entender as áreas de atuação da Genética.  Site: www.virtual.epm.br/cursos/genetica/genetica.htm

Questões relativas

1) Receita de pão caseiro salgado       Ingredientes:  – 2 tabletes de fermento biológico, 1/2 copo de água morna, 1 colher de sopa de açúcar, pitada de sal, colheres de sopa de óleo, 1 ovo e                   farinha de trigo para dar consistência à massa. Observe que a receita é de pão salgado e, ainda assim, ela leva açúcar. Isto se justifica  porque o açúcar:

a) diminui o sabor mais forte que o fermento dá ao pão.

b) é a fonte energética para os microorganismos.

c) contribui para dar sabor ao pão.

d) aumenta a acidez do pão.

e) diminui a acidez do pão.

02. Os resultados do exame de sangue do Antônio são:

biologia no enem gráfico de sangue exemplo exercício

Esses resultados indicam que Antônio pode ter:

a) pressão alta.

b) anemia.

c) baixa resistência a infecções.

d) dificuldade de coagulação.

e) Alta presença de agentes infecciosos.

COMPETÊNCIA 05
As Ciências Naturais Na Vida Cotidiana

Entender métodos e procedimentos próprios  das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
– Compreender procedimentos próprios das ciências

– Interpretar e sistematizar informações, ler gráficos, comparar hipóteses, estabelecer relações entre outros procedimentos.

1.Até que ponto vão os limites éticos no desenvolvimento da ciência?

Filme: “Jardineiro Fiel” de Fernando Meireles.

Entender sobre os sistemas de certificação?

-Certificação ambiental
-Certificação de alimentos
-Certificação de florestas

Atente para as exigências feitas às empresas para que possam obter essas certificações.

 Questões relativas

01. Uso de água sanitária para desinfetar a água para beber

• Para desinfetar 1000 litros de água, adicione cinco colheres de sopa de água sanitária, e misture bem. Após trinta minutos, a água pode ser consumida.

• Para desinfetar 20 litros de água, adicione uma colher das de chá de água sanitária, e espere trinta minutos para usá-la.

• Para um litro, use duas gotas.

Com base nessas instruções, a água de um poço foi tratada com água sanitária da seguinte maneira:

– Para cada 10 litros de água foram adicionadas 10 gotas de água sanitária.

Analisando a descrição do procedimento sobre o tratamento de água de poço com água sanitária, pode-se afirmar que:

a) o procedimento foi correto.

b) foram colocadas 10 gotas de água sanitária a mais.

c) foram colocadas 10 gotas de água sanitária a menos.

d) foram colocadas 20 gotas a menos.

e) Não se deve colocar água sanitária na água

02. Para produzir leite em pó, uma indústria deve desidratá-lo (retirar a água), e isso é feito por meio da vaporização (passagem da fase líquida para a de vapor). Para tanto, o leite pode ser aquecido até entrar em ebulição (ferver), mas isto apresenta um inconveniente : sob pressão de 1 atm (atmosfera), o leite entra em ebulição acima de 1000C e; nessa temperatura, algumas proteínas são destruídas, reduzindo a qualidade do leite em pó produzido. A saída para que ocorra a vaporização da água contida no leite sem que as proteínas sejam destruídas é:

a) manter a pressão igual à atmosférica, mantendo inalterado o ponto de ebulição.

b) aumentar a pressão em relação à atmosférica, diminuindo o ponto de ebulição.

c) diminuir a pressão em relação à atmosférica, mantendo inalterado o ponto de ebulição .

d) diminuir a pressão em relação à atmosférica, diminuindo o ponto de ebulição.

e) aumentar pressão em relação à atmosfera, aumentando assim o ponto de ebulição.

COMPETÊNCIA 06
Fenômenos Físicos

Domínio das ciências naturais que hoje norteiam o currículo de escolas do Ensino Médio.
– Conhecimento e/ou aplicação de princípios básicos de tempo, distância, velocidade, força, energia, potência, trabalho, calor, temperatura, dilatação, transmissão de energia térmica, corpo, atmosfera e radiação.
As várias formas de geração, transformação e uso de energia.
-energias renováveis
– energias alternativas
-Biodisel
– GNV e pré–sal

 Entenda um pouco mais!

Dominar o conteúdos de física em diversas situações.

– Como funciona um aparelho doméstico?
– Como reduzir o nível de ruído em uma residência ou de uma fábrica?
– Como avaliar o impacto de uma batida de automóvel a uma certa velocidade?
– Que procedimentos adotar quando se quer reduzir a contribuição do chuveiro ou da geladeira na elevação da conta de energia?

Dicas

1)  Compreender as várias inovações tecnológicas.  Destaque para os link’s ‘Energia’, ‘Espaço’ e ‘Meio Ambiente’.

2) Compreender os vários tipos de radiação e, também, para entender a situação do lixo atômico e do lixo hospitalar no Brasil e no mundo.   Filme: Acidente em Goiânia (Césio-137)

3) Domínio das etapas transformação e uso de energia.

4) Leia sobre: Tipos De Energias, Processo de Geração, Vantagens, Desvantagens.

Questões relativas

1. Este é um diálogo muito comum em feiras livres:

Comprador: – Moço, por favor, quanto pesa esse pedaço de carne?

Vendedor: – Mais ou menos um quilo.

Do ponto de vista da terminologia científica, está ocorrendo:

a) uma incorreção, pois o comprador pergunta sobre peso, que é uma força, e o vendedor responde em quantidade de massa.

b) uma incorreção, pois o comprador pergunta sobre quantidade de massa, e o vendedor responde em peso, que é uma força da gravidade.

c) um diálogo correto, pois massa e peso têm o mesmo significado, ambos expressando a quantidade de massa.

d) um diálogo correto, pois embora massa e peso tenham significados diferentes, ambos têm unidade de massa: grama, quilo, etc.

e) uma incorreção, pergunta sobre peso, que é uma força, do tipo eletromagnéticos.

02. Usamos muitos produtos na forma de spray, como inseticidas, desodorantes, tintas, vernizes, etc. Depois de algum tempo de uso, quando “apertamos” o spray e não sai mais nada, podemos afirmar que:

a) a pressão no interior da lata é menor que a do exterior.

b) a pressão no interior da lata é igual à do exterior.

c) a pressão no interior da lata é maior que a do exterior.

d) não há pressão no interior da lata.

e) a pressão exterior não interfere no spray.

03. Uma família, com o intuito de economizar energia, mudou toda a rede elétrica de sua residência para 220V e trocou todas as lâmpadas incandescentes de 127V por outras

    incandescentes de mesma potência, mas que agora funcionam em 220V. Esse procedimento, em relação à tentativa de economizar energia elétrica, foi:

a) adequado, pois a potência diminui, diminuindo o consumo.

b) inadequado, pois a potência aumenta, aumentado o consumo.

c) adequado, pois a potência aumenta, diminuindo o consumo.

d) inadequado, pois a potência permanece a mesma, sem        reduzir o consumo.

e) inadequado, pois teria que mudar para 110V para ter economia.

COMPETÊNCIA 07  –  Fenômenos Químicos

Dominar a linguagem básica da química  é fundamental para a compreensão e a resolução dos fenômenos.
– Estados da Matéria
– Forma como os elementos se ligam e reagem
– Processos de transformação
– A produção e a absorção e o consumo de energia nestes processos

Entenda um pouco mais!

Dominar o conteúdos de Química em diversas situações.

– O que acontece em indústrias de transformações de minerais?
– Qual o possível impacto ambiental dessas indústrias e as formas de minimizar os danos ambientais que elas causam?
– Como se dá a extração de petróleo?
– Como se obtêm os seus vários subprodutos?

Dicas

1. Compreender as simbologias que apontam as características químicas dos metais.

Ex: Placas que indicam: Produtos corrosivos, Produtos Inflamáveis, Produtos Reativos ou Produtos Tóxicos

2. Aquecimento global e suas consequencias para o mundo.                                                                       Documentário: “Uma verdade inconveniente”, de Al Gore.

3. Aprender os princípios básicos da química. Site: www.cdcc.sc.usp.br/quimica

Questões Relativas

01. As figuras I e II representam duas diferentes idéias ou modelos para os átomos,constituintes da matéria, surgidos há cerca de um século. A representação hoje aceita para o átomo se parece mais com:

Modelo atômico Enem

a) o modelo 1, sendo constituído por uma massa positiva na qual estão dispersas cargas pontuais negativas.

b) o modelo I, sendo constituído por um núcleo neutro denso, no qual circulam cargas negativas e positivas.

c) o modelo II, sendo constituído por um núcleo neutro, com cargas positivas e negativas orbitando à sua volta.

d) o modelo II, sendo constituído por um núcleo positivo denso, com cargas negativas orbitando à sua volta.

e) os modelos atômicos I e II tem a mesma constituição nuclear.

02. Muitas pessoas associam a palavra ácido a substâncias químicas que corroem materiais e que são prejudiciais à saúde. Para mostrar que tal associação é equivocada, basta lembrar que são classificados como ácidos:

a) vinagre e suco de laranja.

b) bicarbonato de sódio e vaselina.

c) sal de cozinha e açúcar.

d) sabão e detergente.

e) sal de cozinha e vaselina.

03. Para retirar a camada de ferrugem (óxido hidratado) que se forma sobre objetos de ferro, eles podem ser mergulhados em uma solução diluída de ácido sulfúrico (incolor), por alguns minutos, e, em seguida, lavados em água corrente para retirar a solução salina amarelada e o ácido que ainda resta.

A  representação que melhor resume a reação que ocorre na limpeza desses objetos, segundo o enunciado, é:

a) óxido + ácido → sal

b) base + ácido → óxido

c) sal + óxido → ácido.

d) sal + ácido → base

e) água + ácido → sal

04. O biodiesel é um combustível renovável, produzido a partir do óleo da mamona, da soja,do dendê, do girassol, etc. De acordo com o Governo Federal, o uso comercial do biodiesel no Brasil deve chegar em breve aos postos de combustíveis como uma mistura de 4% ao diesel. O uso do biodiesel permitirá ganhos para a economia nacional a partir da redução das importações brasileiras de diesel, da preservação do meio ambiente, da geração de emprego e renda no campo e na indústria de bens e serviços.

De acordo com o texto, o uso comercial do biodiesel é interessante porque:

a) sua produção gera maior biodiversividade no meio ambiente.

b) haverá ganhos para a economia com a redução da importação do diesel.

c) tornar-se-á desnecessária a importação de diesel a partir de sua implantação nos postos.

d) não gera, por ser de origem vegetal, gases poluentes na atmosfera.

e) O biodiesel não é fonte renovável.

5. Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e também de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas, regionais, ou nacionais.

A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com:

a) a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.

b) a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e a rede hidrográfica.

c) a topografia do local das fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.

d) a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e o nível dos lençóis freáticos.

e) a rede hidrográfica e a circulação atmosférica.

COMPETÊNCIA 08
Biodiversidade, Ética Em Pesquisa e Saúde Pública

Dominar o conteúdo de Biodiversidade.   – Compreender comportamento dos seres vivos em cada ecossistema, principalmente os nacionais.
A Ética na pesquisa com seres vivos.
Entender e propor ações voltadas à promoção da saúde pública em níveis: do indivíduo.

Dicas

1. No site da ONG ‘WWF’ é possível encontrar diversas iniciativas de desenvolvimento sustentável associadas a todos os biomas do Brasil.

2. No filme “Não Matarás”, do instituto Nina Rosa, mostra o polêmico debate sobre o uso dos animais em pesquisas.

3. Compreender a importância da Biodiversidade

Questões Relativas

01. O reflorestamento de interesse econômico com uma única espécie vegetal está sendo aperfeiçoado pela utilização de clones (mudas geneticamente idênticas). Sendo obtidos de uma única árvore-mãe, os clones são vantajosos pois:

a) garantem a variabilidade e aumentam as chances de sobrevivência da espécie.

b) são mais resistentes às pragas que atacam as árvores adultas da espécie.

c) possuem características previamente definidas.

d) garantem a biodiversidade.

e) resistem em meios com solos pobres em nutrientes e com alteração climática.

02. Voçorocas são grandes “buracos” cravados no solo pela ação erosiva das águas das chuvas. Há 10 mil anos, formaram-se muitas voçorocas no Sudeste brasileiro devido à mudança.do clima seco e frio para o clima quente e úmido. Como a vegetação, naquela época, ainda era rara, as chuvas fortes provocaram essas erosões. Atualmente, embora o Sudeste esteja sob clima quente e úmido e domínio de  florestas, formam-se muitas voçorocas, principalmente no vale do Rio Paraíba do Sul.

Pode-se atribuir esse fenômeno atual, principalmente:

a) ao aumento das queimadas para utilização de áreas de pastoreio.

b) ao desmatamento acelerado provocado pelo uso humano nos sucessivos ciclos econômicos do Brasil.

c) às grandes mudanças climáticas globais causadas pelas atividades humanas no planeta.

d) ao aumento natural da intensidade e magnitude das chuvas fortes de verão que atingem essa área.

e) aumento da poluição devido ao grande número de indústrias na região e que favorecem a formação da chuva ácida.

3. No Brasil uso da genética molecular na agricultura é polêmico, pois ainda estão  em andamento pesquisas que buscam comprovar se as plantas transgênicas são ou não prejudiciais  à saúde humana e animal, ou se causam impactos ao ambiente. As afirmativas abaixo estão relacionadas a possíveis resultados da aplicação da genética molecular na agricultura:

I – O desenvolvimento de variedades de plantas resistentes a pragas e herbicidas.

II -O desenvolvimento de variedades de plantas com frutos de melhor textura e de amadurecimento mais lento.

III – O desenvolvimento de variedades de plantas mais resistentes às diferenças bruscas no clima, como seco, frio ou chuvoso.

Considerando as informações acima”as afirmativas que poderiam ser consideradas vantajosas para a agricultura são:

a) I e II.                              b) I e III.                                    c) II e III.

d) I, II e III.                        e) apenas afirmativa I.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

GUIA PRÁTICO NOVO ENEM -Ciências da Natureza e suas tecnologias AUTOR: Mateus Prado

Site: www.novoenem.org.br

Noticias diárias sobre o Enem acessei: g1.globo.com/educacao/enem/2016/

Última atualização em 26 de março de 2018 às 00:10