Como revisar conteúdos para o Enem 2014
Como revisar conteúdos para o Enem 2014
Estamos a exatamente 32 dias da aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse momento, não devemos procurar aprender e perder tempo com conteúdos novos, já que agora o mais importante é revisar o que já foi aprendido no cursinho ou no colégio.
Tem, basicamente, dois tipos de professor de Matemática: aquele que ensina tudo por fórmulas e aquele que ensina tudo por teoremas e deduções de fórmulas. Bom, o ideal é aprender as duas formas, pois saber deduzir uma fórmula pode ser importante, já que na hora do nervosismo podemos esquecer até mesmo as coisas mais simples que dominamos. Mas ai que está o problema, no ENEN temos só 3 minutos por questão e não temos tempo para isso então a fórmula é nossa aliada. Nesse caso as fórmulas servirão como um atalho para muitas resoluções. Não se esqueça que o Enem no último vestibular nos obrigou a usa-las.
Então foque nesse momento em decorar o principal.
Será que conseguimos revisar todos os conteúdos em somente um mês? Não é tão simples assim mas com um pouco de esforço e planejamento estratégico podemos chegar lá, principalmente se soubermos escolher certo os assuntos que estão presentes nessa prova!
Já publiquei os assuntos de preferência do ENEM, da prova de Matemática. Confira nesse post https://geniodamatematica.com.br/o-que-cai-enen-na-prova-de-matematica/
Para se organizar melhor você poderá seguir alguns passos:
1) Faça uma pesquisa na internet (Google) dos conteúdos que mais são cobrados em cada prova
2) Faça uma lista com tópicos dos conteúdos que você estudou e está dominando bem. Por exemplo:
- Matemática: Probabilidade, Geometria, Função, Trigonometria, Logaritmo, etc.
- Português: Figuras da Linguagem, Literatura, Classes de Palavras, etc.
E assim por diante…
3) Para cada assunto, de uma lida minuciosamente nos seus cadernos e faça anotações dos detalhes mais importantes (guarde essas novas anotações/resumo para a última semana que será a mais importante pois nela você irá gravar e decorar o que ainda não ficou fixado, principalmente as fórmulas.
4) Inicie um caderno de revisão, organizando esses conteúdos necessários de memorização. Então escreva um resumo da matéria novamente, pois assim você já relembrará conceitos e pode, inclusive, entender detalhes que, no primeiro estudo, passaram despercebidos.
5) Faça um caderno de revisão e coloque fórmulas que você ainda não decorou, resumos, anotações e exercícios que você teve dificuldade para fazer. Esse caderno será muito usado na última semana!
6) Após dominar bem os assuntos ou decorar fórmulas que estão nesse caderno vá riscando e eliminando do mesmo, pois quando chegar na fatídica “última semana” estaremos com pouca coisa para revisar.
Organização é tudo nesse momento, pois não temos tempo a perder, já que faltam 32 dias para a prova. Claro que você deverá adaptar tudo isso a sua realidade podendo até mesmo alterar como quiser essas regras.
O mais importante é que você se sinta bem e adapte a sua realidade todas essas regras, afinal de contas regras foram criadas para serem modificadas, não é verdade?
Bons estudos!
Confira nosso canal no Youtube e confira os vídeos e revisa os conteúdos: Canal Gênio da Matemática