Como Gabaritei Matemática na UFRGS
Como Gabaritei Matemática na UFRGS
A Prova de matemática para a maioria dos alunos que se prepara para uma universidade Federal é o bicho de 7 cabeças. Normalmente ela é considerada a prova mais difícil de todas.
Sempre digo que essa prova pode ser a mais fácil ou a mais difícil, dependendo de como você se prepara. Algumas pessoas acreditam que para estudar Matemática, não é preciso usar técnicas diferenciadas e específicas para essa disciplina. Esse é o grande erro! Você não pode estudar Matemática como estuda Química, por exemplo.
Alguns alunos por intuição ou conhecimento conseguem identificar muito bem essas diferenças e quando aplicam essas técnicas na prática o resultado é espetacular.
Juliano Guimarães foi um desses alunos. Ele conseguiu colocar o ovo de Colombo em pé!
Só para ilustrar, Colombo desafiou algumas pessoas a colocar um ovo em pé. Como ninguém conseguiu, Colombo bateu o ovo sobre a mesa, amassando uma das extremidades, o que possibilitou o ovo ficar em pé, e acrescentou: “Qualquer um poderá fazê-lo mas, antes é necessário que alguém tenha a ideia.
Logo, a Matemática pode ser entendida quando a pessoa sabe lidar com seus princípios básicos.
John Louis von Neumann disse: “Se as pessoas não acreditam que a Matemática é simples, é apenas devido ao fato de não perceberem como a vida é complicada”. Acredite em mim, é possível!
Juliano Guimarães conta aqui quais as técnicas ele usou para gabaritar a prova de Matemática de uma universidade Federal e ainda por cima ficar em decimo lugar no curso de Medicina.
No ano em que Juliano fez a prova o Histograma era esse:
Veja a análise do Histograma da prova de Matemática, ano em que Juliano prestou vestibular:
Soma Global dos Escores |
308.702 |
Média da Prova |
10,0234 |
Desvio Padrão da Prova |
5,1831 |
Número de Candidatos Presentes |
30.798 |
Número de Candidatos Ausentes |
9.051 (22,71%) |
De quase quarenta mil pessoas inscritas 30.798 fizeram a prova e apenas 23 acertaram todas as questões. Juliano foi um deles!
Para você que não entende muito de estatística a ideia é mais ou menos assim:
A prova tem 25 questões, a média foi de 10 acertos, isso significa que a grande maioria das pessoas acertaram 10 ou próximo a isso. Observe o histograma e identifique isso pelas barras horizontais vermelhas.
Isso pode e deve ser mudado, mas para que aconteça deve haver uma mudança de mentalidade. Isso significa que uma pessoa com desempenho mediano ou abaixo disso poderá chegar lá, desde que faça a coisa certa e estude Matemática de forma diferenciada.
Nesse vídeo Juliano mostra o que fez para atingir esse resultado.