Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular
Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular
A memória é a maior responsável pelo sucesso ou pelo fracasso nos estudos. Se você quer realmente entender Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular , leia esse artigo até o fim.
A boa notícia é que, os cientistas afirmam, que a sua memória pode ficar tão boa quanto a de um campeão de memorização, segundo um artigo publicado na BBC News. Isso reforça ainda mais a certeza de que estou no caminho certo em estruturar minhas aulas de Matemática com esses métodos.
A pessoa que aprende a usar a memória com inteligência e eficácia, aumenta consideravelmente as suas chances de aprovação, e por isso quero ensinar a você duas técnicas práticas de memorização que fazem sucesso há muito tempo.
Essas técnicas auxiliaram milhares de estudantes a conseguirem a aprovação em concursos públicos e vestibulares em todo o Brasil. Esses estudantes também sofriam com o dilema de estudar muito e não se lembrar de absolutamente nada.
Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular
A primeira técnica foi criada em 1970 por Sebastian Leitner e foi chamada de Flash Card. Ela consiste em usar cartões para facilitar a memorização. Em cada cartão, você escreve em um dos lados a pergunta e do outro a resposta.
Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular
Eles são úteis para memorizar palavras e frases em idiomas estrangeiros, trechos de livro, poesia ou poemas, fatos históricos e principalmente fórmulas de Química, Física e Matemática. Evidentemente você descobrirá centenas de usos para esses Flash Cards.
Para essa técnica funcionar, você deve, em primeiro lugar, compreender o assunto e só depois elaborar os seus cartões.
Eles devem ser separados em 3 caixas:
Caixa 1 – São aquelas novas informações que ainda não foram gravadas. Esses cartões devem ser lidos uma vez por dia.
Caixa 2 – São conteúdos e informações que já estão parcialmente gravadas. Esses cartões devem ser lidos uma vez a cada 3 dias.
Caixa 3 – São conteúdos que você já memorizou e consegue lembrar facilmente as informações. Nesse caso você pode revisar de 5 em 5 dias e ir aumentando esse tempo até que essa memória fique definitivamente registrada e o conteúdo foi consolidado em memória de longa duração. Nesse caso pode rasgar o cartão.
O ideal é se dedicar, no mínimo, 40 minutos por dia para essa técnica. Leia cada um dos cartões e responda mentalmente à pergunta, conferindo em seguida o verso para verificar se a resposta está correta.
Acertou? Excelente, separe na caixa 2 ou 3, conforme a facilidade de lembrar do assunto,. Errou? Sem problemas, passe para a próxima e deixe esse cartão na caixa 1. Lá haverá apenas perguntas a serem revistas.
Esse é o método original e ele cumpre dois objetivos importantes de memorização:
O primeiro objetivo é o de ajudar a formar memórias fortes, utilizando uma repetição sistematizada das informações.
O segundo objetivo é criar uma associação para que o cérebro, estimulado pela pergunta, consiga lembrar automaticamente da resposta e vice versa, lembrando da resposta você lembra da pergunta.
Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular
Técnica Fichamento de matérias
Essa técnica foi criada por Renato Alves, pesquisador, escritor e primeiro recordista brasileiro.
Ele foi o primeiro brasileiro a receber através de homologação oficial, o título de Melhor Memória do Brasil pelo Rank Brasil, o livro dos recordes nacionais.
Essa técnica já existia a muitas décadas, mas o fichamento com foco na memorização da matéria foi introduzida no Brasil em março de 1999. Ela foi muito usada por estudantes de vestibular e concursos públicos e seus resultados foram bastante expressivos.
A técnica do fichamento de matérias funciona da seguinte maneira: após ler, estudar, interpretar e compreender um texto, você deverá fazer uma síntese, organizando nomes, fatos, datas, ideias e informações extraídas utilizando “palavras chave” ou “frase resumo”!
Essas palavras deverão ser escolhidas com critério, pois elas serão usadas como gatilho de memória. Elas ajudarão a memorizar o conteúdo e na hora da recordação, essas palavras ajudarão a resgatar e lembrar rapidamente o texto.
Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular
Se você quer conhecer o método e o curso de memorização do professor Renato é só clicar aqui: CLIQUE AQUI (eu super indico!)
O curso Memória 360 é um produto que reúne três cursos individuais do Método Renato Alves: O curso de leitura dinâmica e estudo, FastRead, o curso de Estudo e Memorização e o Curso Foco no Trabalho. O objetivo do treinamento Memória 360 é dar a oportunidade aos clientes do Método Renato Alves fazer os três cursos pagando um valor diferenciado.
Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular
Uma frase muito usada por Renato Alves e que gosto muito é: “Não adianta estudar muito para depois esquecer tudo”.
Não adianta nada estudar 10 horas por dia e esquecer tudo, devido a forma errada de estudar.
No Curso Online Gênio da Matemática , temos um bônus surpresa: um mini curso, onde você terá videoaulas sobre esse assunto que estou abordando neste artigo.
Aprender Matemática pode ter sido traumático para você e por isso tivemos a preocupação de conciliar o estudo dessa disciplina com algumas técnicas de memorização.
No “bônus surpresa”, oferecido no Curso Online Gênio da Matemática (que agora deixou de ser surpresa pra você… rsrsrs) trataremos dos seguintes assuntos:
1) Como melhorar o rendimento do cérebro!
2) 20 técnicas dos campeões de aprovação!
3) Como aumentar as suas notas, descobrindo que tipo de aluno você é!
4) Como fazer uma alimentação adequada, para melhorar a sua inteligência e ficar saudável, com a nutricionista Cristiane Schulz!
Como Funciona a Memória em Concursos e Vestibular
E pra finalizar lembre-se, a memorização deve ser a principal habilidade de um estudante. Primeiro saiba como fixar o conhecimento e só depois vá para os estudos.
Abraço e bons estudos!