10 Dicas de Como Evitar a Fadiga Cerebral na Hora da Prova
Você já fez alguma prova e achou que o seu desempenho ficou abaixo do esperado pelo cansaço mental? Você quer saber como evitar a fadiga cerebral na hora da prova?
Muitos alunos que estão se preparando para o vestibular de Medicina, acabam fazendo uma prova atrás da outra, uma verdadeira maratona, que sem dúvidas gera muito cansaço diminuindo o rendimento nas últimas provas. Então quero passar alguma orientações de como evitar a fadiga cerebral na hora da prova.
Como Evitar a Fadiga Cerebral
Todos nós já passamos por isso. Muitas vezes somos obrigados a estudar por “longas horas” ou até mesmo ficamos diante de uma atividade empolgante como uma leitura, jogos mentais como quebra-cabeça, xadrez e outros tantos.
Depois de duas horas de atividades o cérebro trava e não conseguimos mais produzir com a qualidade de antes. Isso é facilmente identificado, pois não conseguimos mais nos concentrar e a nossa mente viaja para longe.
Exercitar o cérebro diariamente e importantíssimo para todos os que almejam aprovação no vestibular, mas devemos tomar alguns cuidados com o exagero, principalmente se eles forem feitos na véspera de prova.
Antes de passar as 10 dicas de como evitar a fadiga cerebral na hora da prova posso afirmar que uma maneira melhorá-las e praticar atividades variadas e legais pra você, como aprender a tocar violão, jogar xadrez, dessa forma você fará com que mais sinapses aconteçam melhorando o seu desenvolvimento. Temos bilhões de neurônios que precisam de estímulos diferentes.
Um detalhe importante é estudar diferentes assuntos ajuda muito. Intercalar a disciplinas de exatas com as de humanas também faz nosso cérebro ficar mais rápido. Dessa forma você trabalha a parte direita do cérebro com as disciplinas de humanas intercalando com o lado esquerdo das ciências exatas.
Dessa forma podemos aumentar sim, o nosso QI e nos tornar mais inteligentes com algumas práticas diferenciadas.
E é assim que aumentamos a malha de transmissão de informações. Isso é fundamental pois aumentamos também a capacidade do cérebro de processar o conhecimento. É como se criássemos mais caminhos para esse mecanismo acontecer.
Como Evitar a Fadiga Cerebral
O cérebro não é um músculo mas ele certamente cansa como tal. Pensar, estudar, ler em demasia usar neurônios específicos para resolver um problema específico cansa mesmo!
Essa fadiga está associada ao acúmulo de adenosina. Ela é uma molécula liberada pelas células da glia, vizinhas aos neurônios, em resposta aos neurotransmissores que são usados para trocar informações entre si.
E quanto mais horas de estudo mais adenosina teremos atuando nos neurônios. Dessa forma eles ficam incapacitados de trabalhar corretamente.
E isso afeta o resultado de alunos que vão de uma universidade para outra, durante vários finais de semana para prestar o vestibular.
Resolver isso é complicado mas você deve escolher fazer menos vestibulares, escolhendo com muito critério quais são os mais importantes.
Fazer provas durante vários dias irá fazer seu cérebro produzir excesso de adenosina e consequentemente nas últimas provas a sua nota não sairá como o esperado.
Por isso não adianta treinar um instrumento musical ou Matemática por muitas horas consecutivas. Não dá para manter o desempenho trabalhando horas a fio em uma mesma tarefa. Até o melhor dos alunos começa a perder o “gás” depois de uns 1 h ou ou 1 h 30 min min de atividade.
Mas ainda bem que a fadiga é específica. Ela está ligada apenas a parte da rede neural que foi exigida.
Se você trocar de assunto, os outros neurônios que estão ligados a essa área, funcionarão sem problemas.
Por isso o Enem errou ao colocar duas provas da mesma área no mesmo dia
Então quais são as formas de evitar a fadiga cerebral na hora da prova para conseguir o melhor resultado possível
1) Sem dúvidas ter uma noite restauradora de sono é ótimo para isso. Dormir no mínimo 8 h no dia da prova é fundamental. Mas se não conseguir dormir bem antes da prova, fique tranquilo. Isso não impedirá que você se saia bem.
2) No dia anterior a prova, deve evitar o desgaste. Jamais estude muitas horas para não “descarregar a bateria”. Suas atividades nesse dia deve ser apenas de lazer. Dessa forma não terá a mente sobrecarregada.
Muitos acham que vão aprender novos assuntos mas não é isso que acontece. Você levará para a prova aquilo que juntou no seu córtex durante toda a vida estudantil e mesmo que acerte uma questão em função desse dia cansativo de estudo perderá muitas outras pelo cansaço mental.
3) No dia anterior a prova opte por ler seus resumos. Nessa hora eles funcionam muito bem. Textos longos e cansativos nem pensar!
4) Coma alimentos saudáveis e respeite os horários das refeições. Evitar as toxinas de alimentos pesados nos fazem diminuir o raciocínio;
5) Todo o cuidado com o nível de stress deve ser tomado. Como exemplo podemos sugerir que você faça a verificação do local da prova antes, pode ser muito útil, além de deixar sua mente mais tranquila;
Como Evitar a Fadiga Cerebral
6) Uma pequena porção de Chocolate ajuda. Os flavonoides presentes no cacau intensificam e facilitam a circulação do sangue até o cérebro.isso gera mais estabilidade emocional, deixando você mais calmo. A cafeína do chocolate é um pequeno estimulante, mas funciona melhor se você não tem o costume de consumir diariamente.
Mas isso não quer dizer que você deve se entupir de energéticos ou aumentar o consumo de café, isso só atrapalha;
Como Evitar a Fadiga Cerebral
7) Coma o que estiver acostumado. Evite alimentos muito pesados por causa das toxinas. Álcool nem pensar, ele leva até 72 h para ser metabolizado. Seu cérebro precisa de muita água.
Exercício de Respiração
8) A oxigenação do cérebro é fundamental. Uma forma espetacular de fazer isso é com um exercício de respiração, que qualquer leigo pode executar com perfeição:
Exercício:
Mantenha a boca fechada, logo em seguida inspire todo ar que conseguir lenta e profundamente por uma das narinas. Em seguida, solte o ar pelas duas narinas.
Repita todo o processo só que agora com a outra narina.
Faça isso durante 3 a 5 minutos. Até sentir seu cérebro carregado de oxigênio.
Caso esteja nervoso na hora da prova, para se livrar das tensão emocional, essa técnica de respiração é uma ótima opção.
Como Evitar a Fadiga Cerebral
9) Práticas desportivas como caminhar ou correr, caso esteja acostumado é ótimo.
Dias antes que antecedem a prova, praticar esportes durante 30 minutos, 3 vezes por semana, facilitam o relaxamento porque fazem com que o corpo produza analgesia (reação contra a dor) de uma maneira natural e libere endorfina (hormônio do prazer) através da hipófise. Além de acalmar deixa o seu cérebro arejado, com oxigênio de sobra para o seu funcionamento.
Como Evitar a Fadiga Cerebral
10) Detone com a ansiedade antes de dormir.
Se você é uma daquelas pessoas que custam a pegar no sono quando irão enfrentar uma situação de desconforto, como fazer uma prova no dia seguinte, pode se utilizar da dica do fitoterapeuta e ortomolecular Sérgio Schneider. Ele ensina uma receita de chá que ajuda a frear a ansiedade das vésperas:
Ferva uma xícara de água e pique uma folha de maracujá. Após a água entrar em ebulição, desligue o fogo e coloque as folhas do maracujá. Tampe o recipiente e aguarde alguns minutos. Depois é só adoçar com mel. Beba a mistura antes de dormir .
Respeitando os seus limites e usando essas orientações, sua mente trabalhará com o máximo de rendimento e o seu resultado será acima do esperado, pode ter certeza disso.
Grande abraço e bons estudos!
Prof. Regis Cortês