O que você procura?
Curso Online
Imagem de divulgação
Siga-nos no YouTube
Curso Online Gênio da Matemática
Imagem de divulgação
Siga-nos no Facebook

5 Dicas – Como Aumentar em 30% Suas Chances de Aprovação

Regis Cortês 1 de abril de 2016 às 13:43
Tempo de leitura
5 min

Como Aumentar as chances de Aprovação

Se você quer saber como aumentar sua chance de aprovação, saiba primeiramente que  não  precisará aumentar a sua carga de estudo. Principalmente se você já está no limite de uso do seu tempo disponível para os estudos. Aumentar a carga de estudo, quando ela já é pesada pode ser perigoso e isso pode te prejudicar. Isso não significa que você deve aliviar a intensidade nas suas horas dedicadas ao estudo, muito pelo contrário essa é uma parte muito importante para um resultado positivo.

Hoje pela manhã estava conversando com duas alunas e tentei passar um pouco da minha experiência e tentei mostrar que se preparar para um concurso concorrido, não é só estudar e estudar.

Não sou psicólogo mas trabalho com vestibulandos há quase 30 anos e conheço alguns mecanismos que poderão te ajudar nessa caminhada. Certamente, eles poderão aumentar as suas chances de aprovação.
No ano de preparação para vestibular eu percebi que os alunos passam por duas fases temporais distintas:
No primeiro semestre, todos alunos começam como um leão, fazendo todas as listas de exercícios que aparecem pela frente, e no segundo semestre no qual as dúvidas se acumularam e as listas de testes já são deixadas de lado. É nessa fase que muitos já estão parecidos com gatinhos amedrontados.

É exatamente na segunda etapa do ano em que vem a cobrança e junto com ela o STRESS. A adrenalina toma conta, aumentam as brigas com o irmão, mãe e por ai vai.

Como aumentar as chances de aprovação
Alguns pesquisadores afirmam que 30% da prova depende do emocional. E esse número pode aumentar. Eu conheço muitos alunos que não conseguiram abrir a prova por pânico. Para algumas pessoas esse problema pode se agravar, além do stress é comum aparecer alguns problemas de saúde como a depressão e a queda da imunidade.

Muitos podem resolver esse problema com uma boa noite de sono, uma barra de chocolate e uma garrafinha de água. Médicos afirmam que o chocolate contém o açúcar e esse eleva o nível de serotonina, diminuindo a adrenalina. Mas o que fazer se você tem um nível mais acentuado de stress?

 

Então vamos as 5 dicas para aumentar em 30% suas chances de aprovação:

1) Respeite suas limitações 

Todos nós temos limitações em alguma área da vida. Saber disso é o primeiro passo para resolver esse problema. Depois de identificada, não exite, peça ajuda. Se tiver um problema na Matemática ou em qualquer outra disciplina não perca tempo, procure um professor particular ou faça um curso dessa disciplina que pode ser presencial ou online. Enfim, tome uma atitude, não deixe pra depois o que pode resolver hoje.

^C425541C802B76FB57486097381F9C8094BCAB745B1FF3E21D^pimgpsh_fullsize_distr

2) Silencie sua mente.

Buscar a força interior é fundamental nesses momentos. Você não precisa ser um monge budista para conseguir essa força interna. Se o circo está pegando fogo, não fique dentro dele! Isso parece óbvio mas não é. Muitas pessoas se recusam a dar um passo para esse objetivo e insistem em permanecer no foco da confusão.

São muitas as alternativas para te ajudar: Procure a natureza, um parque, uma igreja ou o que for mais conveniente pra você, mas não entre em “guerra” com o mundo.

3) Foque sua mente em  pensamentos positivos.

Evite situações que remetam a pensamentos negativos ou autodestrutivos. Saiba identificar quando sua mente foi desviada para essa situação e mude rapidamente o pensamento. No início é difícil fazer isso, mas depois você acostuma.

4) Viva o presente.

Se você for um ancião é normal querer viver no passado, pois é lá que estão as suas glórias mas se for jovem isso é um erro que certamente vai atrapalhar o seu progresso nos estudos. Lembranças de resultados desastrosos no passado geram ansiedade e medo, porém nada podemos fazer para mudar o que passou. O pior é que quando relacionamos as experiências desastrosas do passado com os nossos projetos do  futuro, podemos travar e deixar de produzir no presente pelo medo desses resultados se repetirem.

Um sábio um dia disse: ” Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”

5) Identifique a causa da ansiedade ou tristeza e trate de se livrar

Se dedicar a uma atividade física pode ajudar muito no tratamento da ansiedade. Ao fazer uso da prática desportiva, modificamos a composição hormonal do nosso organismo. O medo de não conseguir fazer aquilo que nos propomos a fazer, gera um forte stress e esse por sua vez nos traz uma grande ansiedade que vem acompanhada por uma profunda tristeza. Por isso as clínicas de terapeutas, psicólogos, psicanalistas e psiquiatras ficam lotadas com vestibulandos e concurseiros.

Foque sua mente no objetivo de identificar a causa da ansiedade e trate de eliminá-la. Evite distrações e, principalmente, as situações que podem causar ansiedade.

Claro que você não terá resultados imediatos, talvez eles começarão a aparecer lá pela segunda ou terceira semana, mas não custa tentar não é?
Caso você queira fazer um teste poste aqui seus resultados e eu ficarei muito grato com isso.

Caso queira aprofundar mais nesse assunto eu sugiro que leia também esse post:

6 Dicas e 1 Técnica para Aumentar sua Memória nos Estudos

 

 

Muita luz, paz, amor e bons estudos!

Prof. Regis Cortês

Última atualização em 20 de maio de 2022 às 20:31