6 Dicas e uma 1 Técnica para Aumentar sua Memoria nos estudos
6 Dicas e uma 1 Técnica para Aumentar sua Memoria nos estudos
Faça um teste e aplique com consistência as informações que estão nesse artigo: 6 Dicas e uma 1 Técnica para Aumentar sua Memoria nos estudos e você verá o resultados aparecerem rapidamente.
Um estudante de sucesso não tem pressa, ele tem planejamento e disciplina e por isso estuda com tranquilidade.
Pressa é inimiga da memorização, concentração e produtividade nos Estudos.
Depois de 30 anos lecionando Exatas e estudando Neurociência, aprendi algumas coisas e uma delas é a certeza de que 98% dos alunos, do segundo grau, não sabem estudar. Não é por falta de capacidade ou por falta de dedicação, é por falta de uma técnica de estudo adequada.
Até o final desse artigo eu ensinarei o pulo do gato, ou seja, mostrarei , além das 5 dicas para aumentar sua memorização e produtividade nos estudos, ensinarei uma maneira de aprender definitivamente tudo o que você estudou sem correr o risco de esquecer de nada.
Perdi as contas do número de alunos que chegam até mim e comentam: “Professor, eu estudo, estudo, estudo e não consigo assimilar o suficiente pra passar. O que eu faço?”
A minha resposta é simples – Você pode estudar quantas horas quiser, se não usar a técnica correta você vai assimilar e aprender muito pouco!
Todos nós já passamos por isso. É uma sensação terrível, estudar horas e sentir que não rendeu nada.
Mas usando a técnica correta aprenderei imediatamente? A resposta é: Depende.
No contraponto, se usarmos a técnica de estudo correta, seus resultados aparecerão na hora, depois de alguns dias ou até mesmo depois de algumas semanas, mas certamente aparecerá!
Primeiramente vamos as 5 dicas para Aumentar sua Memorização, Concentração e Produtividade nos Estudos e depois falarei sobre uma das melhores técnicas para atingir resultados espetaculares a partir de hoje mesmo.
6 Dicas e uma 1 Técnica para Aumentar sua Memoria nos estudos
DICA 1
Se quiser atingir melhores resultados a primeira coisa a fazer é ter uma mudança imediata de comportamento. Se quer realmente aprender com uma nova técnica deve abandonar as suas crenças e hábitos de estudos que estão gerando resultados inexpressivos.
Se você vai fazer uma prova de vestibular ou concurso você terá literalmente muitos “problemas”!
Em concursos concorridos você não pode contar com a sorte pois não é uma prova de verdadeiro ou falso.
Parafraseando Renato Alves – “Quando você tem duas opções você tem um problema, se você tem 5 o problema é maior”
DICA 2
Se você não gosta de uma determinada disciplina então foque nela. É essa disciplina que deve tomar mais o seu tempo de estudo. Muitos alunos se dedicam “brutalmente” àquelas disciplinas que gostam, deixando de lado as que odeiam. Esse pode se o seu maio erro!
Se você odeia uma determinada disciplina, certamente você tem grande dificuldade de entendê-la. Eu “odeio” significa eu “não sei”!
Dos 6 campeões de Matemática do ano retrasado 4 odiavam Matemática, mas isso não significa que não puderam aprender. Todos os 4 afirmaram que quando estavam odiando eles não tinha se dedicado e pouco sabiam sobre o assunto. Nem preciso dizer que depois de se dedicar e aprender a disciplina e alcançar excelentes resultados nas olimpíadas eles mudaram completamente de opinião.
Veja nesse artigo mais informações sobre o curso de Memorização do Prof. Renato Alves
Dica 3
Se você pertence a geração do milênio, chamada de “geração Y” Nascidos na década de 80, procure controlar seu impulso de fazer tudo ao mesmo tempo, pelo menos quando estiver estudando. Na hora de estudar deve ter foco e comprometimento, na hora de estudar faça uma coisa de cada vez!
Uma mente concentrada é uma mente forte.
Dica 4
Diminua o seu nível de Stress o máximo possível. Tente se afastar da ansiedade, dos programas de TV violentos e de maus pensamentos.
As pessoas tem cada vez mais pensamentos desconexos, com muitas informações e com um turbilhão de emoções que normalmente leva ao stress. E o resultado é sempre o mesmo: a memória começa a falhar e sua saúde também.
Uma pesquisa feita em Harvard diz que 5 minutos de stress geram 6 h de deficiência imunológica.
Crie um ambiente tranquilo. Isso fará uma grande diferença, pois o emocional alterado pode diminuir em até 30% do seu rendimento.
Dica 5
Acredite em você
A programação neurolinguística (PNL) mostra que nós somos o resultado daquilo que nos falamos e comunicamos verbalmente para fora ou para dentro de nós.
Sempre que afirmarmos eu não consigo tal coisa, isso será uma verdade interna. Não podemos reforçar um comportamento negativo. Se você acredita que não conseguirá tal coisa, você estará certo, e se acredita que conseguirá você também estará com certo.
Dica 6
Crie uma Mente Forte
Uma mente segura e poderosa pode materializar pensamentos
Para exercitar e formar uma mente poderosa devemos:
1) Pensar sempre positivo em relação a nossa capacidade de aprender e memorizar.
2) Saber Identificar o que esquecemos para trabalhar em cima do erro
Como prometido vou passar aqui uma técnica muito simples.
Essa e muitas outras técnicas você encontrará no excelente curso de Estudo e Memorização do Campeão Brasileiro de Memória Renato Alves.
Recentemente fiz um artigo mostrando o porquê esse curso é extremamente importante para todos que se preparam para um vestibular ou concurso concorrido. Artigo: Clique aqui >>>>>
6 Dicas e uma 1 Técnica para Aumentar sua Memoria nos estudos
Essa técnica Renato Alves batizou de Confirmação
Técnica de Memorização – Confirmação
Antes de mais nada entenda que decoreba não é confirmação!
Ela consiste em 3 passos alguns passos importante:
Passo 1
Ler/ estudar/ assistir aula com atenção
Nesse primeiro passo você deve “entrar em campo” e colocar a mão na massa. Você poderá estudar, ler um livro ou até mesmo assistir uma aula.
Nesse ponto nada está aprendido. Nessa fase você apenas entendeu o que precisará fixar na memória. Estas informações estarão na memória de curto prazo e serão deletada se você não colocar o segundo passo em ação.
Passo 2
Explicar didaticamente
Para isso você antes deverá organizar todas as ideias do texto. Você deverá fazer, nessa organização perguntas, que deverão ser explicadas, como por exemplo: o que, quem, quando, onde e como e no final faça uma conclusão.
Agora nessa fase você deverá dar uma aula daquilo que aprendeu. Exatamente isso, você deverá virar um professor com uma boa didática.
Tenha uma atitude de mestre e faça-se entender. Não é preciso estar em uma sala de aula para isso. Você poderá explicar para você mesmo. Fuja do padrão e use da imaginação para explicar tudo o que você estudou.
Essa aula será para um aluno imaginário ou de preferência use alguém de “cobaia”. Assim você conseguirá ter um feedback se está passando todos os detalhes, que deverão ser assimilados por você.
A confirmação nada mais é do que você pegar esse conhecimento e passar adiante.
Fale sobre o assunto recém aprendido. Isso fará o conteúdo passar para sua memória de longo prazo. É dela que nos precisamos.
Ações básicas para a confirmação da memória
Passo 3
O próximo e último passo é Fortalecer a confirmação
Lendo novamente, visualizando imagens do assunto o máximo possível, ouvindo o som em voz alta (opcional) e novamente pensando em como você explicaria para outra pessoa.
Os tetos longos deverão ser feito por partes. Você deverá separar os parágrafos e trabalhar um por um. Principalmente se forem textos técnicos que precisam ser meticulosamente analisados.
A escrita ajuda, mas deve ter o mínimo de palavras possível, sempre resumindo.
Pode ser usado um mapa mental, nele você coloca uma palavra central e vai ligando a outras, onde cada palavra representará uma frase ou um pequeno parágrafo. Essas palavras significarão um resumo de um determinado tópico.
Essa técnica funciona muito bem para todas as disciplinas, das famosas Ciências Humanas.
Com usar a Técnica da Confirmação para estudar Matemática
Nas ciências exatas, como a Matemática a Física e a Química, a técnica da confirmação deverá ser executada de outra forma. Uma ótima maneira de fazer a confirmação é fazer um pequeno resumo e logo em seguida faça exercícios.
Lembre-se: “aula dada, aula estudada“. Os exercícios deverão ser feitos no mesmo dia em que o professor mostrou o conteúdo. O ideal é fazer um resumo das fórmulas e da teoria e no mesmo dia pegar uma lista de exercícios para resolver. Caso não tenha tempo faça um resumo do conteúdo e deixe os exercícios para o dia seguinte, mas não pode passar mais de 24 h de intervalo. Faça exercícios desse conteúdo durante os próximos 3 dias seguidos, logo após a aula do professor.
A melhor confirmação para aprender Matemática
Matemática é diferente. Não há textos, então precisamos de uma nova técnica de confirmação.
A melhor confirmação é assistir vídeo aulas depois de ter aprendido. Esse reforço é muito efetivo e funciona absurdamente. Depois de assistir as vídeo aulas de Matemática faça uma lista de exercícios.
Pronto toda essa informação ficará na memória de longo prazo e seus resultados serão fantásticos. Não se esqueça dos reforços.
Esse método, Curso do prof. Renato Alves , é o único com certificado no Brasil. É um trabalho sério e de extrema competência. Se você quer fazer vestibular ou um concurso público e ter técnicas de ensino muito melhores do que essa que eu te passei não perca tempo em cursos piratas sem conteúdo. Tenho certeza que resultados irão aparecer rapidamente.