5 Piores Erros Que os Estudantes Cometem e 5 Incríveis Soluções
Recebo diariamente “toneladas” de e-mails, me perguntando se é possível aprender Matemática, mesmo sem saber nada! A resposta é sim, e para isso é só corrigir os 5 piores erros que os estudantes cometem.
Em primeiro lugar, todos nós temos algum conhecimento dessa disciplina, e ninguém parte do absoluto zero. Nesse artigo irei mostrar não só os 5 piores erros que os estudantes cometem, mas as melhores soluções para eles.
A grande maioria (mais de 90% dessas pessoas), não conseguem aprender Matemática por um único motivo: não sabem estudar!
É exatamente isso que você leu, as pessoas não sabem estudar mesmo! Algumas chegam a ficar de 10 – 14 h em cima dos livros, e sabe o que acontece? Os resultados são “catastróficos”!
Mas ainda bem que com algumas orientações e pequenas mudanças na rotina nos estudos, podemos mudar completamente a história dessas pessoas.
Vamos então ver quais são os 5 piores erros que os estudantes cometem e quais são as 5 Incríveis Soluções para esses erros:
5 Piores Erros Que os Estudantes Cometem e 5 Incríveis Soluções
Erro 1
Você acredita que quando está lendo, está estudando? A resposta é NÃO, ler não é estudar!
A quantidade de informações que fica gravado no seu córtex, quando está apenas lendo é muito pequena. Essa regra é válida para todas as disciplinas, principalmente quando se trata da Matemática!
Solução do erro 1
Se você está estudando, a melhor forma de gravar é ESCREVER! Nas disciplinas de humanas faça resumos, e se for Matemática faça exercícios.
Mas lembre-se as únicas ferramentas que precisa são papel é lápis! Não adianta digitar no computador, dessa forma, só quem gravará essas informações digitadas será o HD da máquina, e não o seu cérebro.
Erro 2
Não trabalhar o lado direito do cérebro. Quando alguém está fazendo exercícios de Matemática, está usando apenas o lado esquerdo co cérebro. Isso é importante, mas é preciso usar o lado direito, para que o número de sinapses aumentem. Dessa forma seu cérebro trabalha com mais facilidade e a quantidade de informações gravadas também aumentarão consideravelmente.
Solução do erro 2
Você pode escutar uma música enquanto estuda, desde que ela não atrapalhe a sua concentração. Dê preferência a músicas só com melodia. As músicas clássicas servem bem para esse propósito.
Você também poderá escutar músicas em um língua diferente da sua, para que a sua atenção não se desvie. Mas lembre-se, a musica deve ter intensidade suave, não poderá ser um rock pesado de elevado volume, pois barulho demais também atrapalha.
5 Piores Erros Que os Estudantes Cometem e 5 Incríveis Soluções
Erro 3
Não estudar o que entendeu no dia aula. Muitas pessoas saem de uma aula e não fazem uma revisão ou resumo no mesmo dia, em que absorveram conteúdo Se você deixar para estudar 3 dias ou mais, depois de assistir uma aula quase tudo estará esquecido. A curva de esquecimento não perdoa. Estamos constantemente recebendo e perdendo informações no nosso sistema límbico. Em poucas horas esquecemos mais de 50 % de uma aula assistida, que foi completamente entendida.
Solução do erro 3
É importante estudar o assunto do dia em que assistiu a aula e entendeu um conteúdo novo. Costumo sempre dizer a frase “aula dada, aula estudada”!
Dê preferência por estudar um determinado assunto nos próximos 3 dias consecutivos, após entender com o professor. Você pode, por exemplo antes de dormir, fazer um resumo do que foi dado, e nos próximos dias fazer listas de exercícios sobre esse conteúdo. Mas não deixe de fazer em dias consecutivos, nem que seja meia hora de estudo. Estudar uma hora por dia, todos os dias da semana, funciona muito mais do que estudar 10 horas uma vez por semana.
Erro 4
Não resumir o que é estudado. Esse é um problema muito grave no processo ensino aprendizagem. Alguns assuntos são muito “pesados e gigantescos”. Não resumir assuntos extensos dificultará muito a nossa compreensão, e consequentemente levará a um rápido esquecimento.
Solução do erro 4
A melhor maneira de resumir é no dia da aula. Se for uma disciplina de humanas, faça resumos de todos os pontos importantes em um caderno que você chamará de : “caderno de resumos”! Se tiver estudando Matemática pode resumir as fórmulas que ainda não está decorado. Use uma folha, que você chamará de fichário de fórmulas. Procure sempre olhar diariamente essas fórmulas, e depois de decorá-las, pode jogar fora.
5 Piores Erros Que os Estudantes Cometem e 5 Incríveis Soluções
Erro 5
Não fazer exercícios suficientes para aprender o conteúdo na íntegra. Esse erro certamente é o pior de todos.
Muitos alunos estudam com livros pobres em informações e paupérrimos em exercícios. Isso certamente será um grande problema. O pior de tudo é que alguns fazem meia dúzia de exercícios e acreditam que aprenderam. Essa é uma grande ingenuidade. Pode ter certeza que os seus principais concorrentes não cometerão esse erro.
Solução do erro 5
Não há um número mínimo de exercícios que devemos fazer para cada área ou conteúdo. Os conteúdos de cada disciplina são diferentes e alguns são mais complexos, além de apresentar grande volume de informações.
Pra você ficar entre os primeiros não deixe de fazer, pelo menos, 60 questões de cada capítulo, se forem conteúdos pequenos.
Na Matemática por exemplo temos conteúdos “gigantes” como as Geometrias, Trigonometria, Funções, Polinômios, Análise combinatória e probabilidade. Nesses citados anteriormente faça no mínimo 100 questões de cada assunto. Sempre tenha em mente que a correção dos erros é importantíssima.
Quanto mais exercícios fizer maior será o resultado obtido.
Alunos que passam entre os primeiros em concursos públicos, são unânimes em dizer que a prática de exercícios representa 80% de uma aprovação!
No curso Gênio da Matemática levei tudo isso em consideração e disponibilizei a quantidade exata de exercícios que você irá precisar para entender e aprender todos os conteúdos na íntegra. O mais importante é que nele você terá a correção dos exercícios em vídeo. Sem eles fica muito difícil completar o aprendizado.