O que você procura?
Curso Online
Imagem de divulgação
Siga-nos no YouTube
Curso Online Gênio da Matemática
Imagem de divulgação
Siga-nos no Facebook

Erros na hora de Estudar

Regis Cortês 2 de abril de 2015 às 01:32
Tempo de leitura
3 min

Erros na hora de Estudar

 

        A necessidade de conciliar trabalho e outros afazeres nos dias de hoje tem aumentado de maneira expressiva. Todos parecem ter que ser hábeis em fazer tudo ao mesmo tempo e agora. E não foi por acaso que nesta semana um artigo sobre a multitarefa (ou multitask, no termo em inglês), publicado na revista americana “Time” abordou o tema. Bem, se você ainda não sabe, multitarefa é a habilidade de realizar várias coisas ao mesmo tempo. Provavelmente você já faz isso sem saber.

        Em um estudo de 2009, o pesquisador de Stanford Clifford Nass desafiou 262 estudantes universitários para completar experimentos que envolveram três coisas: (a) realizar atividades, (b) filtrar informações irrelevantes, e (c) usar a memória de trabalho. A expectativa era mostrar o quanto que fazer várias coisas ao mesmo tempo poderia ser produtivo, entretanto, o resultado foi totalmente o oposto. Eles descobriram as pessoas multitarefas foram péssimas nas três tarefas avaliadas.

    Vários estudos indicam que realizar muitas atividades é, na verdade, contraprodutivo. O que realmente acontece quando estamos realizando uma série de coisas simultaneamente é que nosso cérebro coloca atenção em apenas uma atividade de cada vez e, quando necessário, muda o foco do interesse, saltando assim de uma coisa para outra. Neste sentido, ir e vir continuadamente faz com que nossas operações mentais se alternem excessivamente, criando um resultado altamente negativo. E você, como conduz suas tarefas?… Foca em apenas uma de cada vez ou realiza várias ao mesmo tempo?

     Saiba então que os indivíduos multitarefas, se comparados aos que se dedicam apenas a uma atividade, frequentemente apresentam resultados inferiores, pois reduzem sua capacidade de compreensão e precisão de respostas.

     Assim sendo, da próxima vez que você for realizar algum trabalho, ler um livro ou qualquer coisa que exija sua atenção e concentração, fique atento e siga as dicas abaixo, que seu cérebro agradece!

ORGANIZE-SE:

   Faça uma lista do que precisa fazer por prioridades (curto, médio e longo-prazo)

CONCENTRE-SE:

    Tenha foco e elimine tudo o que pode lhe distrair como, por exemplo, coloque o seu celular no “silencioso” (ou peça para não ser interrompido), desabilite suas redes sociais (que ficam lhe avisando quando alguém postou algo), não leia e-mails etc

REALIZE:

     Estabeleça um período de trabalho, por exemplo 20 ou 30 minutos (não o interrompa de maneira alguma). Após este período, você poderá tomar seu café, ir ao banheiro, responder suas mensagens etc

PERCEBA:

     Procure estar atento aos seus sentimentos, ou seja, desenvolva uma atitude que lhe traga “felicidade” na realização da tarefa em questão

DESENVOLVA HABILIDADES:

      Se você não consegue “curtir” o que faz, provavelmente lhe faltam habilidades específicas. Assim sendo, não fique constrangido em pedir ajuda.

O que não fazer

Veja Também:

Como Estudar e Memorizar com o Campeão Renato Alves

Os 2 poderes mágicos do aluno nota 10

 

Última atualização em 7 de março de 2016 às 13:45