O que você procura?
Curso Online
Imagem de divulgação
Siga-nos no YouTube
Curso Online Gênio da Matemática
Imagem de divulgação
Siga-nos no Facebook

Como se Tornar o Melhor Aluno da Sala

Regis Cortês 3 de março de 2017 às 14:46
Tempo de leitura
9 min
como se tornar melhor aluno da sala
como se tornar melhor aluno da sala

Como se Tornar o melhor Aluno da Sala

Nesse artigo eu quero te dar o maior presente da tua vida.  E certamente ele já foi dado para todos aqueles que fazem parte da família Gênio da Matemática. Hoje você vai saber como se tornar o melhor Aluno da Sala ,  usando as técnicas de Richard Feynman (premio Nobel da Física). E o presente será ensinar a você como eliminar todas as tuas dificuldades com a Matemática, e transformar essa disciplina na mais fácil de ser estudada.

Sem dúvida nenhuma, todos os meus alunos já sabem que estudar Matemática ou qualquer outra disciplina, com elevado grau de dificuldade, não é mais o “bicho papão”. É tão simples que eles são unanimes em afirmar: “Quanto tempo perdi estudando errado e hoje a Matemática se tornou ridiculamente simples para mim”.
A boa notícia é que você poderá usar essa técnica em outras áreas e obter excelentes resultados, passando de notas inexpressivas para notas somente alcançadas pelos melhores alunos.
Se a sua meta é passar no Enem, vestibular ou concurso público, fique bem atento com o que eu vou te mostrar. Mas antes você precisa saber que 80 % dos alunos apresentam extrema dificuldade em matemática por causa do professor ou do método totalmente arcaico, que faz o aluno “patinar” e não sair do lugar. Se você acredita que para aprender Matemática é preciso decorar fórmulas, está na hora de acabar com isso e reformular suas convicções.

Richard Feynman foi sem dúvidas um dos maiores físicos do século 20. Ele recebeu o prêmio nobel da Física em 1965, ao apresentar os conceitos sobre Eletrodinâmica Quântica.

Resultado de imagem para Richard Feynman foi um dos maiores físicos do século 20

Técnica Feynman

Além de ter sido um dos maiores Físicos do século 20, deu diversas contribuições para a ciência. Na sua época, ele se tornou um dos professores de Física mais renomados nos EUA.

Richard Feynman tinha uma habilidade especial, e por isso era muito admirado. Ele conseguia dominar assuntos muito complexos e mais do que isso: ele sabia explicar de maneira muito simples para seus alunos. Tinha uma elevada capacidade de apresentar para seus alunos assuntos de elevada complexidade, de forma tão simples, que a grande maioria das pessoas que não eram da área seriam capazes de compreender.

E foi a partir dessa habilidade especial, de dominar e explicar coisas complexas, que surgiu a técnica Feynman.

richard feynman o que e ciencia faz cientista blog thomas conti

Como Ser o Melhor Aluno da Sala de aula

Sem dúvidas é um método muito eficaz e eficiente, que pode ser aplicado em diversos assuntos e diversas áreas do conhecimento.

Você poderá usar esse método em todas as áreas, mas o nosso foco é a “famigerada Matemática”, tão temida pelos estudantes.

A Matemática se tornou um pesadelo para a grande maioria dos alunos, pois eles aprenderam somente a decorar fórmulas, sem raciocinar corretamente.

O método pode ser usado para aprender um assunto novo de forma rápida e sem muito esforço, mas saiba que a diferença entre um cientista e uma pessoa normal é a dedicação. Isso significa que apesar de simples você precisa se dedicar com afinco.

Aprendendo os 5 passos e utilizando-os você pode passar em um vestibular, concurso ou Enem em pouco tempo pois o seu aprendizado será rápido e eficaz .

Então vamos vamos aprender como se tornar o melhor aluno da sala em 5 etapas.

Passo 1 – Como se Tornar o Melhor Aluno da Sala

Resultado de imagem para o melhor aluno

Como se Tornar o Melhor Aluno da Sala

1) O passo inicial é escolher o assunto que você irá aprender e aplicar todas as técnicas nele. Depois de escolher o tema você deve buscar as melhores fontes, os melhores sites e livros sobre aquele assunto e colocar a mão na massa. Leia, assista vídeos e foque em apenas uma parte co conteúdo.

No caso de você já ser meu aluno do curso online Gênio da Matemática, eu aconselho que siga a numeração, que é apresentada desde o módulo 1.  A vantagem é que não há necessidade de procurar sites e material didático. Está tudo lá , bem organizado. Faça um cronograma de estudo e siga a risca. Estipule uma carga horária de estudo e não fuja dessa programação.

plano de estudos

ADQUIRA O SEU CURSO ONLINE DE MATEMÁTICA, PARA ENEM E VESTIBULAR E RECEBA:

CURSO COMPLETO DE PORTUGUÊS PARA ENEM, VESTIBULAR E CONCURSOS 

CURSO COMPLETO DE REDAÇÃO PARA ENEM, VESTIBULAR E CONCURSOS 

CURSO COMPLETO DE QUÍMICA PARA ENEM E VESTIBULAR 

CURSO COMPLETO DE FÍSICA PARA ENEM E VESTIBULAR 

SAIBA MAIS CLIQUE AQUI!

Curso Online Gênio da Matemática

 Passo 2 – Como se Tornar o Melhor Aluno da Sala

2) Depois de entender o assunto, assistindo as aulas ou videoaulas, pegue uma folha de papel e comece a escrever sobre o tema e depois disso resolva as questões de Matemáticas interligadas com o assunto. Escreva e resolva como você estivesse explicando as ideias para uma outra pessoa, de forma que ela possa entender sem dificuldades. Explicando todos os detalhes sem cair na tentação de omitir partes importantes.

Para resolver questões de matemática não omita passos. Escreva todo o passo-a-passo das operações matemáticas, colocando os dados do problema no canto da folha.

É aconselhável  usar um caderno ou folhas de papel ofício e colocar tudo em uma pasta, onde serão guardados seus resumos e resoluções. Claro que você poderá  usar o seu computador ou tablet, mas acredito que o papel  será mais eficiente nessa etapa.

Passo 3 – Como se Tornar o Melhor Aluno da Sala

 

Resultado de imagem para o melhor aluno

3) Depois de fazer o resumo, o ideal é  escrever e falar explicando o assunto, para si mesmo.  Se você é um aluno “auditivo”, a memorização será muito maior.

Para melhorar ainda mais você pode comprar um quadro branco pequeno e dar uma aula para você mesmo, isso irá potencializar a memorização da ideia principal. Além disso você pode deixar destacado alguns assuntos para serem relembrados no dia seguinte.

Reveja o que escreveu e simplifique. Se for memorizar fórmulas, refaça várias vezes  o exercícios, sempre recitando em voz alta. Dessa forma você criará uma linha de raciocínio e a informação ficará gravada sem necessidade de decorar fórmulas ou conteúdos específicos.

Crie analogias e regras mnemônicas para explicar os conceitos. Isso ajudará a esclarecer tudo na sua cabeça, e essa será a prova de que você está realmente dominando aquele tema. Resolva uma equação explicando para uma pessoa imaginária, sempre da forma mais simples possível.

Não perca tempo com aquelas equações que você domina de “olhos vendados”.  Exemplo: se você já sabe resolver equações do segundo grau, pule essa etapa.

Passo 4 – Como se Tornar o Melhor Aluno da Sala

4) Talvez esse seja um dos pontos mais críticos do processo, pois é nessa fase que você deverá fazer uma autocrítica e identificar quais pontos que você está conseguindo dominar e quais pontos que você não entende muito bem.

Se você estiver travado em alguma parte do conteúdo é porque tem algo errado. Nesse caso deverá voltar  e estudar mais, até conseguir dominar amplamente todo o assunto.

Se você é um aluno do curso  Gênio da Matemática, volte nos resumos teóricos que estão disponíveis em cada tópico e retorne aos vídeos de teoria. Assista e leia até aprender. E se a sua dúvida está nas resoluções dos exercícios, reveja os videos de resoluções da lista, que é apresentada em todos os capítulos.

Caso as dúvidas permaneçam, repita o processo quantas vezes forem preciso, até que o assunto esteja completamente dominando.

Passo 5 – Como se Tornar o Melhor Aluno da Sala

Revisão richard feyman

Como ser Melhor Aluno da Sala – Feyman

5) Depois que você dominou e deu os primeiros 4 passos está na hora de repetir tudo, mas dessa vez tentando simplificar o máximo possível a sua explicação. Revise e releia seus resumos!

Foque agora somente naquelas questões que deram muito trabalho. Marque as questões mais difíceis de cada conteúdo e aplique as técnicas ensinadas aqui.

Vamos então repetir o que Richard Feynman fazia. Tente ensinar alguém a lógica do processo para um colega, familiar ou para você mesmo, de forma objetiva e direta.  Essa pessoa deverá entender algo difícil de forma simplificado. Resumindo, ela deverá entender facilmente as ideias que você está transmitindo.

Uma boa dica é você utilizar algumas formas gráficas ou  imagens, quando possível, para tornar essa aula mais visual. Assim ficará muito mais fácil de entender e fixar as ideias na mente.

O que não pode acontecer, é que a sua explicação esteja confusa com uma linguagem fora do padrão.

Para finalizar faça uma boa revisão após o estudo de cada capítulo.

Uma forma de identificar se deu algo errado é fazer a seguinte pergunta para você mesmo: será que se eu voltar depois de 1 ano eu saberia do que se trata e conseguiria entender meus resumos?

Conclusão

Pensar sobre uma ideia explicando-a torna esse método de aprendizagem muito eficaz. A ideia básica consiste no seguinte: se você conseguir explicar uma ideia, tópico ou assunto de forma objetiva e clara, então você terá dominado completamente esse assunto, e irá se lembrar disso por longos anos.

Os princípios fundamentais que  Feynman defendia nessa eficiente técnica de aprendizado é que existem dois tipos de sabedoria: a que é focada em saber apenas o nome de algo (82% dos alunos) e a que é focada em de fato saber algo (18% dos alunos). Ou seja, você pode ser superficial em seus estudos ou aprofundar seus conhecimentos de forma precisa e objetiva, sem precisar perder horas e horas de sono.

A receita para ser o melhor aluno da sala de aula é a “real aprendizagem”. Segundo Feynman  saber com profundidade, sem perder tempo com assuntos superficiais, é muito importante. Mergulhe fundo no conhecimento de cada capítulo de estudo, e só saia quando tiver dominado completamente.

 

Última atualização em 11 de maio de 2017 às 19:49