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Como Estudar Para o Enem 2015, Mesmo Faltando Pouco Tempo

Regis Cortês 3 de outubro de 2015 às 19:12
Tempo de leitura
6 min

Como Estudar para o Enem 2015, mesmo faltando pouco tempo

Falta muito pouco tempo para as provas do Enem e dos vestibulares do final do ano, por isso quero passar algumas formas para otimizar seus estudos. Com isso você  poderá diminuir drasticamente seu tempo dedicado a ele.

Aquilo que você fazia em 2 horas poderá ser feito em 1 h ou 30 minutos.

Mas antes eu gostaria de fazer a seguinte pergunta: você sabe quem são os aprovados nas primeiras colocações dos concursos e vestibulares?

Sempre que faço essa pergunta a resposta é sempre a mesma:” Ah professor, claro que são as pessoas mais inteligentes ou as pessoas que estudam mais tempo. Não é?”

A resposta é um enorme NÃO! Principalmente se você respondeu que são as pessoas mais inteligentes!

Procurem observar que alguns cursos espalhados pelo Brasil apresentam sempre os melhores resultados.  Isso não é coincidência! Certamente eles conectam seus alunos a melhores técnicas de estudo.

O princípio básico é “aprender o máximo possível em cada hora de estudo!”

Mas como fazer isso e como poderá ser esse método de estudo?

Como Estudar Para o Enem 2015, Mesmo Faltando Pouco Tempo

Antes quero apresentar uma pesquisa feita pela University of Soth Walles:

– Se você apenas ler, absorverá apenas 11% de tudo que leu. Isso significa que se você ler 100 páginas você irá gravar apenas 11 páginas do que foi lido.

– Quando escutamos quase dobramos a quantidade de informações recebidas e o valor sobe para 18%. É obvio que esse número pode variar de pessoa para pessoa. Esses dados de pesquisa são valores médios. Mas apenas assistir aula e ouvir o que o professor está falando ainda  é muito fraco para o aprendizado se concretizar.

– Quando temos um recurso visual, estudando com imagens que podem associar o aprendido, então o percentual sobe para 29%

– A Combinação é fundamental, então se visualizamos e escutamos, passamos a assimilar 47% do contexto.

Se o assunto é de seu interesse clique aqui e saiba um pouco mais sobre essas técnicas!

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– Mas dá para melhorar ainda mais isso. Se você usar os métodos citados anteriormente combinados e depois disso discutir a respeito do assunto. Nesse caso o seu percentual aprendido sobe para quase 70%. Isso acontece muitas vezes em nossa vida. Depois de discutirmos determinados assuntos ou fatos em uma roda de amigos, provavelmente isso não será mais esquecido.

– Mas não para por ai, a melhor forma é ouvir e realizar! Se você assistir uma aula e logo após aplicar o que foi aprendido, seja através de exercícios ou resumos o percentual de assimilação sobe para 86%.

Muitas pessoas acreditam que, apenas lendo, irão conquistar os seus objetivos. Isso pode até acontecer, mas  irá levar muito mais tempo.

Nessa sequência de vídeos eu procurei falar um pouco de neurociência e como ela pode nos ajudar a melhorar nosso desempenho e o desempenho de nosso cérebro. Também procurei mostrar as principais e mais eficazes técnicas dos campeões de aprovação. No terceiro vídeo, eu mostro os tipos de alunos que existem e com isso você poderá  se identificar com um deles. A partir desse conhecimento você poderá adaptar os seus estudos para o seu tipo de persona

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Como Estudar Para o Enem 2015, Mesmo Faltando Pouco Tempo

Não adianta comprar vários livros e sair devorando tudo o que aparece pela frente sem uma estratégia vencedora. Se você comete esse erro e não está atingindo seu objetivo, você pode ter até criado um conceito errado a seu respeito. Se você acredita que não é inteligente o suficiente, poderá se surpreender se mudar as antigas técnicas de estudo contra-positivas e aplicar um pouco de neurociência, usando o que é mais eficaz.

Se você estudar no dia em que assistir a  aula, fazendo exercícios durante os próximos dias que sucedem a essa aula, aplicando corretamente o que foi dito, certamente o  resultado será outro.

O papel do professor como orientador desse estudo é muito importante, mas não podemos esquecer da lei de Pareto que afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas. O princípio foi sugerido por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.

Assistir passivamente uma aula funciona muito bem e não deve ultrapassar os  20% do tempo total. Os outros 80%  do tempo deve ser para fazer resumos  e exercícios. Ou seja para cada hora de aula assistida você deve ter 4 horas dedicadas a resumos e exercícios desse mesmo conteúdo.

Isso significa que devemos seguir uma regra básica:  “Aula dada aula estudada”!

Velocidade de esquecimento

Depois de aprender e fixar determinados conteúdos, infelizmente não ficamos com eles armazenados em nosso córtex eternamente, esquecemos depois de um determinado tempo, conforme A curva apresentada no gráfico. Para isso devemos estar preparados com resumos e revisá-los de tempos em tempo.

É importante saber que é  preferível pegar um resumo de 10 páginas e ler 10 vezes do que ler 100 páginas uma só vez.

E é com essa estratégia que muitas pessoas de inteligência mediana alcançam as primeiras colocações do SISU ou até mesmo nos vestibulares mais concorridos como o Ita ou USP.

O método Gênio da Matemática é todo preparado com esse formato de aprendizado em tempos curtos. Você não precisa ficar horas estudando em cima dos livros, perdendo o seu precioso tempo estudando. Basta ser eficiente e aplicar as técnicas corretas de estudo. Podemos aprender qualquer conteúdo em um tempo mínimo.

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Conclusão

A  aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para o aluno que aprende. Ao contrário, é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos. Mas principalmente  a consolidação dos conhecimentos depende muito dos métodos que usamos para atingir esse  objetivo.

 

Última atualização em 20 de maio de 2022 às 20:28