O que você procura?
Curso Online
Imagem de divulgação
Siga-nos no YouTube
Curso Online Gênio da Matemática
Imagem de divulgação
Siga-nos no Facebook

Como Aumentar Minha Nota no Enem

Regis Cortês 6 de agosto de 2017 às 01:24
Tempo de leitura
8 min
Assuntos mais importantes do Enem
Assuntos mais importantes do Enem

Talvez, você já tenha feito essa pergunta mas ela certamente é importante para o seu projeto de aprovação no Enem! Como aumentar minha nota no Enem? Aprenda o que fazer e detone com essas dicas fantásticas!

Muitos candidatos ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio já “arrancaram praticamente os cabelos” a fim de saber se é possível aumentar nota no Enem. Você é um desses? Gostaria de saber se existe essa possibilidade? Será que posso conseguir essa façanha?

Hoje no blog Gênio da Matemática discorrerei sobre esse assunto que tanto causa ansiedade, dúvida, preocupação e temor. Enfim, muitas sensações desconfortantes norteiam o dia a dia de milhões de estudantes no Brasil.

Conforme o dia da prova Enem se aproxima, os candidatos passam a estudar de forma mais intensa a fim de que dê tempo para aprender todos os assuntos. Muitas vezes, eles não se dão conta de que poderiam se dedicar mais naquelas áreas de conhecimento que mais PONTUAM.

 

Além da redação, temos a Matemática na mesma hierarquia. Elas fazem que sua nota seja contabilizada com uma maior pontuação. E é essa dica que você terá aqui.

 

Como melhorar a nota no Enem

E existem  áreas mais importantes na pontuação do Enem? É claro que sim! São as chamadas áreas de PRIORIDADE. Posso garantir que a REDAÇÃO e a MATEMÁTICA são as que valorizam mais a sua nota. Quanto maior a sua pontuação na Redação, por exemplo, maior será os seus pontos no Enem, como um todo.
Então, se você se dedicar em tirar a nota mil na Redação Enem, certamente, terá um impacto positivo na nota geral. Isso quer dizer que poderá aumentar a sua nota no Enem vindo da redação. Portanto, dedique-se em atender as exigências que ela pede.

Além da redação, temos a Matemática na mesma hierarquia. Elas fazem que sua nota seja contabilizada com uma maior pontuação. E é essa dica que você terá aqui.

É claro que precisa se dedicar em todas as 5 áreas do conhecimento, mas se você obtiver maior nota nas que mais pontuam, sem dúvida, a sua nota irá ficar lá em cima!

Vamos te passar essas áreas de prioridades, ou seja, as mais relevantes que fazem com que sua nota aumente e depois daremos mais dicas de como aumentar a sua nota.

Como Aumentar Minha Nota no Enem

Veja aqui como aumentar a Nota do Enem

Como aumentar minha nota no Enem?

Como aumentar minha nota no Enem? Boa pergunta, não é mesmo? Veja abaixo o que você pode fazer para conseguir essa proeza!

1 – Concentre-se nas áreas de mais relevância (mais pontuam)

Essa é a minha primeira dica porque fará toda a diferença em sua nota Enem, se assim seguir fielmente. Você precisa se concentrar, estudar, aprender, os conteúdos das áreas de maior relevância, ou seja, as de maior prioridade.

Isso significa que são as que mais pontuam. Como dito antes, a Redação e a Matemática são as que estão no topo de maior relevância, isto é, pontua mais. Então, para ficar mais organizado colocarei em ordem de classificação maior prioridade (pontuam mais) para o de menor prioridade (pontuam menos).

1 – Redação e Matemática e suas tecnologias

2 – Ciências da Natureza e suas tecnologias

3 – Ciências Humanas e suas tecnologias

4 – Linguagens, Códigos e suas tecnologias

Como visto, as duas áreas que mais pontuam no Enem é Redação e Matemática. São nessas que você precisará se concentrar mais para que sua nota aumente.

Algo interessante nisso é que são também as duas áreas em que mais os candidatos sentem dificuldades, não conseguem obter muitos acertos. Pelo contrário, matemática é uma disciplina em que há mais erros nas provas Enem.

Por isso, se você tem dificuldade em elaborar uma boa redação e resolver problemas de matemática, arregace as mangas e mãos ao trabalho. É preciso se dedicar e estudar de forma assertiva e bem organizada.

Caso você queira ajuda, pode aprender a Matemática e ainda receber um curso completo de Redação para o Enem, além de outros cursos totalmente gratuitos, com tudo o que você precisa para detonar no Enem. Certamente, terá grandes resultados na melhoria de seu desempenho.

curso online Gênio da Matemática

Faça parte juntamente com aqueles que estão obtendo resultados incríveis por meio desse curso. Acesse aqui http://curso.geniodamatematica.com.br/ e obtenha já o seu!

Como aumentar minha nota no Enem?

2 – Estude da forma mais produtiva

É fundamental que os seus estudos possam render. E, para isso, você precisa analisar pelo rendimento do seu dia, e não pelo tanto que estudou. Muitas vezes, os alunos estudam, estudam, mas não adquirem bom rendimento, ou seja, não absorverem quase nada do que se viu.

Então, avalie como você pode ser muito mais produtivo e não fique no comodismo. Procure sempre estudar visando uma melhor aprendizagem.

Uma técnica boa é fazer um resumo logo depois do seu estudo. Antes de seguir para outro assunto, revise o que escreveu em seu resumo do dia anterior. Desse modo, a sua mente será capaz de memorizar com muito mais facilidade.

Esquecer as coisas que aprendemos faz parte da natureza humana. Só para você ter uma ideia nos perdemos da memória 61% das coisas que entendemos numa aula, por exemplo, em apenas 9 horas. Por isso o resumo é extremamente importante.

Como aumentar minha nota no Enem?

3 – Responda as questões de modo coerente

O TRI – Teoria de Resposta ao Item é o método de pontuação que avalia o nível de conhecimento do candidato. É por meio desse critério que você está sendo avaliado e, consequentemente, receberá a sua nota.

Então, esse procedimento de avaliação trabalha de modo coerente em todos os enunciados nas provas Enem. E as suas respostas devem seguir a mesma linha de onde são formuladas as questões.

O aluno que for mais coerente em suas respostas, terá uma nota maior. Aquele aluno que for menos coerente, terá sua nota menor. Mesmo que ambos esses alunos tenham acertado a mesma quantidade de questões, aquele mais coerente terá uma nota maior.

Como ser coerente em suas respostas?

Bem, o Enem divide as provas em 3 níveis para descobrir se sua resposta é coerente:

Na prova de Matemática por exemplo temos em média:

15  Questões Fáceis

15  Questões Médias

15  Questões Difíceis

Foque primeiramente em resolver as questões fáceis e médias e somente depois disso preocupe-se com as difíceis.

Se um candidato acertar muitas questões difíceis e errar muitas fáceis, está na cara que esse aluno não foi coerente em suas respostas. Algo está errado. Como ele acerta mais as difíceis e erra as fáceis? É incoerente! O Enem conclui que esse aluno chutou e nada sabe!

Então, você precisa prestar atenção nesse detalhe que fará toda a diferença em sua nota Enem. Não é a quantidade de acertos que você tem que irá determinar a sua maior pontuação. É preciso ser coerente em suas respostas.

O ideal é que acerte as fáceis, médias e difíceis. Se for para ter erros, que sejam as difíceis, pois assim o Enem irá entender que você está com dificuldade e está sendo coerente.

Como Aumentar a Nota do Enem

Como aumentar minha nota no Enem?

4 – Dedique mais tempo com os temas mais cobrados

Antes de sair estudando conteúdos  sem nenhum critério, faça uma pesquisa dos assuntos mais cobrados no Enem e dedique-se com esmero nesses temas.

Conhecer o mapeamento da prova é muito importante. Abaixo tem 3 artigos com uma lista dos assuntos mais cobrados nas provas de Química, Matemática e Física respectivamente.

O que mais cai na prova do Enem em Química?

O Que Cai na Prova do ENEM – Prova de Matemática

Mapeamento da prova de Física no Enem

Como aumentar minha nota no Enem?

Matemática e redação-nota-1000-horizontal

5 – Faça um cronograma de estudo

Saber se organizar é de suma importância para quem vai fazer o vestibular do Enem, principalmente se você já não tem muito tempo para a prova. Crie uma estratégia vencedora com uma carga de estudo adequada as áreas de maior relevância

Então veja esse artigo que eu preparei especialmente para quem tem esse tipo de problema.

Como estudar faltando dois meses para prova do Enem

 

Agora que você já sabe dessas dicas, que tal colocar em prática? Diga qual você mais gostou de descobrir deixando um comentário abaixo.

Compartilhe também, se assim desejar!

 

 

 

 

 

Última atualização em 6 de agosto de 2017 às 01:36